• Click aqui

    Cabo Frio é o pior município na área da Educação, segundo pesquisa do TCE.



    Tribunal de Contas do Rio de Janeiro fez um relatório para avaliar como está a educação nos primeiros anos de ensino — nas creches, pré-escolas e no ensino fundamental até o quinto ano. Dos 91 municípios do estado sem contar a capital 80 participaram da pesquisa do TCE.


    A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, teve o melhor resultado no índice calculado pelo Tribunal que mede o esforço das prefeituras para melhorar a educação nos municípios. Já Cabo Frio, na Região dos Lagos, foi a cidade com pior resultado.


    A segunda cidade com pior resultado foi Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde pais e alunos reclamam da qualidade do ensino.


    “Tem que ter horário integral para as crianças ficarem mais tempo estudando. Biblioteca, ar-condicionado, as salas com as cadeias melhores, estão quebradas, ventilador. Banheiro com espelho, descarga, ventilador do teto está quase caindo, janelas”, lamentou a estudante Lavínia de Souza.


    O resultado da pesquisa aponta que ainda há muito o que avançar em educação em praticamente todas as cidades do estado.


    “A gente percebe que os esforços estão aquém do que a sociedade almeja e aquém até da evolução em outros estados e no país. Os indicadores do Rio de Janeiro realmente demonstram que precisamos evoluir para melhorar a educação”, explicou o secretário-geral de planejamento do TCE-RJ Márcio Jandre.


    Mais da metade das prefeituras (56% - 45 municípios) não monitora a taxa de abandono das crianças em idade escolar no ensino fundamental.


    O plano nacional de educação estipulou como meta número um que todas as crianças de quatro a cinco anos estivessem na pré-escola em 2016, mas de cada dez crianças, duas (21,41%) não estavam estudando.


    Outros números da pesquisa chamam atenção: quase 70% das prefeituras não têm nenhum programa para avaliar o rendimento escolar dos alunos e só três em cada 10 escolas municipais (32,50%) têm laboratórios ou salas de informática para as crianças.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia