• Click aqui

    Tudo pronto para Cabo Frio ter a primeira praia com Bandeira Azul.



    Uma reunião do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul, realizada na manhã desta quinta-feira (10) no auditório da Prefeitura, marcou o fim dos trabalhos burocráticos pela certificação da Praia do Peró. Os coordenadores do programa apresentaram o que foi feito em cada um dos 35 critérios necessários para a adequação do balneário à certificação.

    Segundo Paloma Arias, uma das coordenadoras do programa, apenas uma análise da qualidade da água está pendente por ter apresentado dois resultados diferentes mas, segundo ela, nada que atrapalhe o processo de certificação. A expectativa é de que a confirmação aconteça de forma tranquila, já que todos os critérios foram atendidos.

    Para o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, toda a cidade de Cabo Frio será beneficiada com a certificação. “A Praia do Peró será apenas a primeira a receber o selo Bandeira Azul. A Praia do Forte é a próxima, pois a expertise conquistada durante o processo de cumprimento dos requisitos necessários nos deu a experiência para um processo mais conciso e rápido. Isso é muito mais que o cumprimento de uma promessa de campanha: ganha a Praia do Peró, ganha o nosso setor hoteleiro, ganha o nosso comércio, a nossa economia e o estado do Rio de Janeiro, que terá uma praia do interior certificada por um órgão ambiental e turístico internacional”, ressaltou.

    O coordenador do Programa Bandeira Azul em Cabo Frio, Carlos Magno Maiques, destacou algumas das ações que foram fundamentais para o andamento de todo o processo. “Começamos a realizar projetos de conscientização ambiental junto aos alunos da rede municipal do Peró. Também o projeto Escola do Mar, que levou várias atividades a moradores, comerciantes e frequentadores da orla, como cercamento das áreas cobertas por Ipomeias, que é uma vegetação nativa que contribui para a fixação das dunas e para a manutenção da fauna natural. Foram feitas reuniões com os donos de quiosques para ordenamento da orla, melhoramos a mobilidade urbana com a ajuda do secretário Mauro Branco, e toda a população do Peró está engajada no processo. Sem dúvida, é uma vitória muito grande”.
    No próximo dia 25 de maio a coordenadora Paloma Arias viaja para o Guarujá, em São Paulo, onde entregará toda a documentação exigida para a certificação e dará uma palestra sobre a experiência de Cabo Frio no processo de certificação. Em junho um avaliador nacional do Programa Bandeira Azul fará uma primeira vistoria na Praia do Peró e, em julho, será a vez de um avaliador internacional aprovar ou não a certificação da Praia do Peró com o selo Bandeira Azul.

    Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, tudo o que foi feito em busca da certificação já representa um grande passo para Cabo Frio. “Essa ação reuniu praticamente todos os órgãos municipais em busca de um objetivo que está prestes a ser alcançado. De tudo o que foi estipulado para garantir a certificação, apenas a revitalização da orla, orçada em R$ 1,2 milhões, ficou para 2019, pois não ficaria pronta antes das vistorias. Mesmo assim Cabo Frio pode comemorar porque isso é desenvolvimento”, enfatizou.

    Caso seja aprovada na vistoria internacional, em julho, a Praia do Peró já será considerada certificada e terá seu nome divulgado como destino nobre no trade turístico internacional. A certificação final, porém, acontece em 1º de dezembro, quando haverá o hasteamento da Bandeira Azul na orla da praia, ato que é considerado como a certificação oficial.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia