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    Procon de Arraial do Cabo orienta, pede atenção e dá dicas para compras do Dia das Mães.



    O segundo maior dia de vendas no Brasil depois do Natal e o dia das mães e este ano, vai ser comemorado no próximo domingo, (13) de maio, aumentando o fluxo de consumidores nas lojas físicas e virtuais daqueles que pretendem comemorar a data com presentes. E como as compras de última hora elevam o risco de escolhas equivocadas ou de adquirir produtos com algum vício, o Procon de Arraial do Cabo traz orientações aos consumidores objetivando uma compra segura.

    Na experiência do Superintendente do PROCON Márcio Lisboa o primeiro erro do consumidor é deixar a compra do presente para a última hora. "Fazer compras em meio à correria certamente pode complicar as coisas.

    Porque, nesse caso, a escolha é geralmente mais demorada porque se trata de presentear alguém muito especial e cujo gosto tem que ser considerado. Saber com antecedência o que ela deseja, e ter informações sobre cor e tamanho, seria minha primeira dica, já que o fator tempo, nessa altura do campeonato, está descartado", afirmou.

    Pesquisar os preços antes de comprar o presente é outra dica do Superintendente do Procon "Aconselhamos a levantar os preços em diferentes estabelecimentos comerciais para conseguir economizar o máximo possível e não extrapolar o orçamento do mês. Por isso, orientamos que, ao comprar presentes, o consumidor não haja por impulso, verifique se o presenteado necessita ou deseja aquele presente e liste os preços em mais de uma loja".

    Trocas – Outra orientação do Superintendente é quanto a se evitar uma possível troca do produto. "O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê a obrigatoriedade dos fornecedores de trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto quando se trata de compra nas lojas físicas. Ele só é obrigado a trocar a mercadoria caso tenha se comprometido com o cliente, como uma política própria da loja. Ou seja por mera liberalidade, o ideal é que o prazo dado seja por escrito, na nota fiscal, por exemplo".

    Prazos – Quando a necessidade da troca for devido a algum vício (defeito) do produto, o consumidor deve ir direto à assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias para o conserto ou, se for necessário, proceder a troca quando se tratar de algum vício bem aparente e de fácil constatação.

    Internet – Para as compras pela internet, Márcio Lisboa esclarece que existe o chamado direito de arrependimento, com o produto podendo ser devolvido dentro do prazo de sete dias, contados a partir do recebimento, caso o consumidor constate algum problema ou não goste da mercadoria. "A diferença em compras pela internet é que o consumidor não manuseia o produto, daí o risco de vir com defeito, ou mesmo de não gostar do que adquiriu. Nesses casos, o fornecedor é obrigado a proceder a troca em sete dias ou fazer a restituição do dinheiro, com a correção do valor atualizada".

    Sites de compras – Para maior segurança, o superintendente acrescenta que o consumidor deve conferir se o site de compra conferindo CNPJ, endereço e telefone de contato. "Aconselhamos, ainda, que se evite comprar em lojas virtuais com demandas em algum órgão de defesa do consumidor. E que façam pesquisa no reclame aqui para consultar o grau de satisfação dos compradores, tendo com uma boa referência.

    Redes sociais – Outra dica do Superintendente é que as pessoas também evitem comprar em redes sociais tipo facebook, whatsapp, instagram, porque através desses meios, a compra é muito insegura. "O consumidor só deve comprar se existir uma empresa formal com CNPJ. A compra realizada entre pessoas físicas, que não fornece documentação registrada, via de regra deixa o consumidor a descoberto na hora da reclamação."

    Compra segura pela internet:

    - Preferir sites com boa reputação no mercado, o consumidor deve conferir se o site de compra existe de fato, se antes do www. existe o https// ou no canto direito o ícone de um cadeado fechado, esses itens visam dar segurança que estão navegando em um site seguro.

    - Desconfiar de ofertas muito abaixo dos valores de mercado

    - Verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site.

    - Desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas

    - Conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato)

    - Entrar imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor do seu município em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação.

    Nossa sede fica na Praça da independência N° 3 salas 13 e 14 3° andar Edifício Work Shop

    Centro - Arraial do Cabo -  Tel.22-2622-1417

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