• Cabo Frio incentiva pesquisas em livros impressos



    A internet trouxe diversos benefícios à sociedade, como a praticidade na hora de fazer uma pesquisa, o imediatismo das notícias, a interação via rede social, entre outros. Mas, sabe aquele gostinho de segurar uma revista, um jornal ou um livro? Ainda tem muita gente que se identifica com essa forma de adquirir conhecimento por meio dos registros impressos. Um dos locais ideias para isso é a biblioteca. Em Cabo Frio, a Secretaria de Cultura incentiva essa prática e oferece obras para todos os públicos na sede do Solar dos Massa, aonde funciona a Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira. No espaço, localizado em frente à Praça Dom Pedro II, no Centro, as obras ficam disponíveis para consultas. Já para pesquisas e empréstimos, os interessados devem, visitar a subsede, que fica na Avenida América Central, 200, loja 01, em São Cristóvão.

    O Solar foi reinaugurado em agosto do ano passado, depois de um período de reforma. A sala de leitura abriga um acervo de 394 livros raros e 52 obras do fotógrafo Wolney Teixeira. O prédio ampliou a funcionalidade e se tornou um espaço cultural vasto em atividade. Ainda em 2017, foram criados dentro do Solar a “Casa do Escritor”, para lançamento de livros, e o “Espaço Wolney”, para exposições de artes plásticas e de fotografias. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A instituição está fazendo uma campanha para montar um acervo de escritores locais está aceitando doações. Para colaborar basta procurar a recepção da unidade. 

    Com uma dinâmica maior, a subsede começou a funcionar um pouco antes, em abril de 2017, mas foi inaugurada oficialmente em maio do mesmo ano. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O espaço conta com sala de leitura, pesquisa infantil e adulta em dois pavimentos e um anexo. O ambiente é refrigerado, possui banheiro, internet e acessibilidade para deficientes físicos.

    Obras de ficção, romances, técnicas, didáticas, infanto-juvenil e enciclopédias compõe o acervo de aproximadamente 25 mil títulos. A biblioteca também tem obras de escritores locais, jornais antigos, livros em braille e áudios-book. A instituição aceita doação de livros, com exceção dos didáticos, mas tudo passa pelo crivo da equipe.

    Para fazer empréstimos de livros é preciso se associar e fazer carteirinha. Os documentos necessários são com cópia de identidade, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e um contato de referência. Tudo de forma gratuita. Os empréstimos são de 15 dias renováveis e até dois exemplares por vez. 

    A subsede também realiza uma série de atividades como cursos de inglês, teatro, saxofone, redação para concursos públicos e prática de meditação. Além disso, constantes são realizados ciclos de mini palestras voltados para saúde, educação, segurança, concursos, além de eventos para celebrar as datas comemorativas.

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook