• Click aqui

    Professores da Rede Municipal de Cabo Frio recebem capacitação para educação no trânsito



    A Escola Municipal Maestro Rui Capdeville recebeu, nesta quinta-feira, 5, professores do quarto ano do Ensino Fundamental das escolas da rede para o 1º Encontro Temático de 2018 do Programa de Educação no Trânsito da concessionária CCR ViaLagos, Caminhos para a Cidadania. No dia 13, o encontro será com os professores do 5º ano, com foco na educação ambiental. Professores de 16 unidades escolares participam das atividades.

    O secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, fez esteve na abertura do evento. “Essa união de forças é importante para uma transformação mais efetiva na sociedade e os professores são multiplicadores em potencial das boas práticas. Temas importantes como cidadania, educação e trânsito devem ser questionados e refletidos no contexto escolar”, enfatizou o secretário.

    Kristina Célia, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, ressalta a importância da parceria para a Rede. “Este ano, o programa vem com uma nova metodologia, focada nas inteligências múltiplas”, ressalta.

    Para o formador do programa, Bernardo Arraes, a troca com os professores é enriquecedora, pois as atividades são desenvolvidas em conjunto, sempre com muita criatividade, pensando na força mobilizadora das crianças. “O trânsito dialoga com a questão da cidadania e precisamos perceber a criança como um cidadão capaz de contribuir para a segurança no trânsito”, ressalta.

    O Caminhos para a Cidadania conta com material didático exclusivo que proporciona às crianças aulas regulares de Educação para o Trânsito, integrando o tema às disciplinas curriculares. A pedagoga Cristiane Pereira de Souza, há 20 anos na área da Educação, conta que participa do programa desde a primeira edição e gosta muito das atualizações que recebe. Ela está empolgada para compartilhar os conhecimentos com os alunos da Escola Municipal Professora Cecilia Nogueira Machado Guia, no Jacaré. “Cidadania e trânsito fazem parte do dia a dia dos alunos e o curso é um incentivo para que tenhamos um novo olhar”, destaca, citando que pretende desenvolver projetos com as crianças que estimulem a criatividade e percepção dos espaços urbanos onde vivem.

    No ano letivo de 2017, em Cabo Frio, o programa contemplou 4.824 alunos da Rede Municipal e 463 professores, distribuídos em 42 unidades escolares. Além das atividades em sala de aula, apresentações de teatro e cinema foram realizadas, bem como a distribuição de material de orientação na praça de pedágio produzido pelos estudantes. O Cine em Cena, em Unamar, recebeu 1809 pessoas e o BuZum, teatro sobre rodas, contemplou 495 estudantes, de duas escolas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia