• Click aqui

    Gari Pastor faz trabalho exemplar na Praia do Peró e recebe reconhecimento dos moradores, em Cabo Frio.



    As crianças são a principal preocupação dele. Pastor evangélico, Aristides Carlos, conhecido como “Gari Pastor” trabalhou durante muitos anos limpando a areia das praias da Zona Sul do Rio quando era funcionário da Comlurb. Nos últimos meses, contudo, ele é o responsável pela retirada do micro lixo da Praia do Peró, em Cabo Frio, que é candidata à Bandeira Azul, título internacional de qualidade.

    O trabalho do gari vem sendo elogiado por turistas e moradores que freqüentam a Praia do Peró. Aristides trabalha à noite de quarta a sexta-feira e pela manhã aos sábados e domingos, quando é maior o movimento de banhistas na Praia do Peró no trecho dos quiosques. Ao contrário do que se vê nas praias, ele dispensou a vassoura palheta (muito usada na limpeza de gramados) para usar o ancinho:

    -- Com o ancinho, consigo retirar o micro lixo que fica enterrado, escondido. A vassoura faz apenas a limpeza superficial – explica o gari, que é pastor da Igreja Assembléia de Deus.

    Funcionário da empresa Prime, Aristides foi escolhido para cuidar da Praia do Peró depois das reclamações sobre o excesso de micro lixo na praia, que tem, ao todo, 7 kms de extensão e águas livres da poluição. O Gari Pastor também recolhe todo o lixo trazido pelo mar. Enche em média 30 sacos de 100 litros em cada dia de trabalho.

    -- Na área dos banhistas, encontro muito guimbas de cigarro, canudinhos, palitos de picolé, tampinhas de garrafa e até agulhas. Preocupo-me muito com as crianças. Fico incomodado quando vejo um pai não repreender os filhos que deixam o lixo na praia ou em qualquer lugar – lamenta.

    O Gari Pastor tem uma sugestão para melhorar a limpeza das praias, especialmente a do Peró:

    -- Os quiosques deveriam manter uma lixeirinha para o lixo orgânico em casa mesa. Um quiosque da Praia das Conchas já faz isso. E os ambulantes, sobretudo os que vendem cocos, teriam que ter um saco de lixo para recolher os resíduos

    O gari reconhece que o trabalho minucioso que faz no Peró está ajudando a conscientizar as pessoas. Os banhistas reclamam da falta de lixeiras e Paloma Arias, uma das coordenadoras do projeto Bandeira Azul, quer usar o trabalho do gari como exemplo para o sucesso da campanha pelo certificado:

    -- Graças a Deus, estamos colaborando para um ambiente melhor. Eu amo o que faço – concluiu Gari Pastor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia