• Click aqui

    2ª Conferência Municipal de Cultura é realizada com sucesso em São Pedro da Aldeia

    Secretario de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Chopinho.

    A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, realizou nesta quinta-feira (23) a 2ª Conferência Municipal de Cultura. Com o tema “A importância do Plano Municipal de Cultura nas Políticas Públicas de São Pedro da Aldeia”, a iniciativa contou com a participação de membros do Conselho Municipal de Cultura e população, além do Secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Chopinho. O evento foi realizado no Cine Estação, no Centro da cidade.

    A Secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, abriu a Conferência aldeense falando sobre o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura. “Nosso objetivo é aprovar a minuta do PMC visando a criação de um projeto de lei para, assim, garantirmos as políticas públicas culturais para o município de São Pedro da Aldeia. Os eixos temáticos foram discutidos em quatro fóruns no decorrer do mês de agosto, onde foram expostos desejos e expectativas para a cultura municipal e as políticas públicas para os próximos 10 anos com a participação de vários segmentos. Podemos realizar alterações e modificações, dependendo da demanda”, declarou.

    Em seguida, o secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Chopinho, iniciou uma palestra sobre a importância do Plano Municipal de Cultura em um município. O gestor compartilhou sua experiência na criação do PMC cabo-friense, abordando o processo de aprovação do documento e a valorização da cultura.



    “Estou secretário em Cabo Frio, mas sou morador de São Pedro da Aldeia e, para mim, é super importante estar participando de um processo que meu filho também vai usufruir. É um prazer e uma grande honra estar aqui, agradeço a toda equipe. O PMC não é feito pensando no que nós queremos fazer amanhã, ele é pensado no que queremos para 10 anos. A cada ano vocês podem se reunir em um novo Fórum ou uma nova Conferência para rever as metas e adaptar as realidades”, afirmou Ricardo Chopinho.

    O tema central da 2ª Conferência aldeense foi dividido em seis eixos temáticos: “Cultura e cidadania”, “Cultura, diversidade, patrimônio e memória”, “Cultura, educação e juventude”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Gestão da cultura” e “Financiamento da cultura”. Na ocasião, os participantes receberam e votaram acerca da minuta do Plano Municipal de Cultura, que incluía diretrizes e estratégias para cada eixo temático trabalhado. Foram apresentados dados a respeito do mapa cultural aldeense, elaborado com base nos cadastros efetuados pela Secretaria Adjunta de Cultura, um diagnóstico cultural e um breve resumo histórico do município.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia