• Click aqui

    REDOME celebra Dia Mundial do Doador de Medula Óssea com ações no Rock in Rio e no Cristo Redentor


    Neste sábado, dia 16, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME/ INCA) convoca os doadores inscritos no banco brasileiro para que atualizem seus cadastros. A ação é fundamental, já que 30% dos doadores em potencial que apresentam compatibilidade com algum paciente não são encontrados.


    O contato com o doador na fase final de busca representa um grande desafio para registros de todo o mundo, já que muitos doadores estão cadastrados há mais de 20 anos. Por esse motivo, é fundamental que pessoas já inscritas informem o REDOME em casos de alteração de qualquer dado fornecido no momento do cadastro, como telefone, endereço, e-mail etc. Estas informações atualizadas garantem que, uma vez vencido o desafio da compatibilidade, pacientes do Brasil e de outros países não sejam impedidos de realizar o transplante porque seu doador não foi encontrado.

    O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado sempre no terceiro sábado de setembro e foi criado pela World Marrow Donor Association (WMDA), que reúne os registros de medula óssea de 52 países. O objetivo da campanha internacional é que os apoiadores da ação publiquem fotos em suas redes sociais usando as hashtags #thankyoudonor e #wmdd2017, divulgando a importância da doação de medula óssea.
    Neste ano, uma ação no Rock in Rio, realizada no estande do projeto Pró-Medula, montado no evento, vai lembrar a importância da atualização de cadastro ao público durante o evento. A iniciativa é uma parceria entre REDOME e Pró-Medula. Um encontro entre doador e receptor promete agitar e emocionar aqueles que estiverem assistindo ao show da banda Jamz no palco District. A apresentação será entre 17h e 18h30.

    Dando continuidade às celebrações, o REDOME/INCA, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea (que tem projetos para auxiliar pacientes que necessitam do transplante de medula) vão iluminar de laranja (a cor do REDOME) a estátua do Cristo Redentor, a partir das 19h de sábado. 

    O Brasil é o único país da América Latina a comemorar a data e realiza uma campanha sempre voltada para a importância da atualização dos cadastros. No último ano, o país venceu o Grand Prize WMDD 2016 de melhor campanha realizada, concorrendo com mais de 40 nações.

    O REDOME foi criado em 1993 e é coordenado tecnicamente pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Fundação do Câncer para realizar as operações. O Banco é o terceiro maior do mundo e já possui mais de quatro milhões de doadores cadastrados.

    Os doadores podem atualizar seus cadastros pelo site redome.inca.gov.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia