• Click aqui

    Sebrae/RJ dá a largada no Programa Cidades Empreendedoras na Região dos Lagos



    O Sebrae/RJ realizou, dia 7 de julho, o workshop inicial do Comitê Gestor do Programa Cidades Empreendedoras em São Pedro da Aldeia, que contou com a presença do vice-prefeito Mauro Lobo e do secretário de Governo, Eron Bezerra. O encontro teve a temática Liderança Empreendedora “Geração de Riqueza e Valor para o Município”, com: Gustavo Grisa (Consultor do SEBRAE) e contou com a participação de gestores públicos e de representantes da iniciativa privada de São Pedro da Aldeia. No workshop foi realizado o Diagnóstico do Ambiente Empresarial da cidade. Assim, São Pedro da Aldeia começa sua pontuação na ferramenta, elaborada em formato de game. Com o Diagnóstico, o município deu o pontapé inicial para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente de negócios na cidade.

    São Pedro é o único município da região da Região dos Lagos a participar do Programa, que utilizou como critérios de seleção o status de Lei Geral municipal implementada, densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa. Na avaliação do vice-prefeito, o programa ajudará a região a atrair novos negócios e a melhorar o ambiente empresarial como um todo.

    “Com o programa, os pequenos negócios farão parte da agenda de governo e a expectativa é de que a região adote uma série de políticas para atrair novos negócios, a exemplo da diminuição do tempo para abertura de empresas e aumento do percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores”, explicou Ana Claudia Vieira, coordenadora regional do Sebrae.

    Esta primeira fase do programa, iniciada hoje, será finalizada em dezembro. Estão previstas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Todos os integrantes do Comitê Gestor poderão acompanhar a participação do município no Programa através da ferramenta de Gestão e Monitoramento, cujo acesso será disponibilizado pelo Sebrae/RJ. O programa será encerrado no final de 2018, quando o Sebrae/RJ fará o acompanhamento das ações implantadas pelo município.

    O programa

    O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro que vai engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. O Comitê Gestor, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.

    Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.

    As expectativas do “Programa Cidades Empreendedoras” são: inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA (Plano Plurianual) de cada município participante, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo; apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas; aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores; apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional; disseminar o intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais e apoiar a implementação e qualificação das salas do empreendedor nos municípios fluminenses.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia