• Click aqui

    Professores de Educação Física recebem Formação Continuada , em Cabo Frio.


    Professores de Educação Física que atuam nas turmas da educação infantil e do 1.º ano do ensino fundamental nas escolas municipais de Cabo Frio participaram de um curso de formação continuada. A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Educação, sob coordenação da Superintendência de Gestão Pedagógica. As aulas aconteceram na terça-feira (11) no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.

    O tema "Desenvolvimento Infantil: como observar, estimular ou intervir?" foi ministrado pela titular em Psicomotricidade, fonoaudióloga e supervisora escolar, Luciana Daflon Soares, em um encontro de quatro horas, com dinâmicas, atividades lúdicas e teóricas; e tendo a psicomotricidade como principal fundamento de todo o planejamento.

    “O professor que atua na Educação Infantil e nas séries iniciais precisa ter consciência de que a criança atua no mundo por meio do movimento. Por isso a importância de conhecer o desenvolvimento motor e suas fases, para que seja capaz de propor atividades fundamentadas nos conceitos da psicomotricidade, criando projetos em que os alunos utilizem o corpo como meio para explorar, criar, brincar, imaginar, sentir e aprender”, destacou a superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, a pedagoga Márcia Tardelli.

    Durante o encontro, a capacitadora Luciana Daflon desenvolveu atividades psicomotoras, simulando o espaço escolar com os professores que passaram a ser alunos e vivenciaram experiências em grupos, trabalhando essencialmente com o corpo e explorando situações e sensações onde puderam se expressar. No segundo momento as atividades práticas deram lugar ao estudo teórico que ressaltou a importância de colocar a criança em situações nas quais será preciso que busque novas situações para conseguir o resultado desejado, o que, segundo a capacitadora, contribui para o desenvolvimento cognitivo que abrange organização motora, autonomia e criatividade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia