• Click aqui

    Escolas municipais participam do projeto “Energias Alternativas”.



    A Coordenadoria de Ciência e Tecnologia firmou uma parceria com a empresa PW Solar, que vai proporcionar conhecimento e abrir novas possibilidades aos estudantes da rede municipal no que se refere à energia renovável. O projeto dessa parceria visa transformar energia solar em elétrica, além de conscientizar os alunos sobre a importância da energia sustentável.

    A programação inclui uma visita em escolas municipais do Jardim Esperança nesta sexta-feira (7). Na visita, será desenvolvida uma dinâmica que envolve teoria e prática no uso da energia solar. Três escolas municipais serão visitadas: Vereador Leaquim Schuindt, Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Talita Hernandez Perelló, nos dois turnos (manhã e tarde).

    Uma equipe formada por representantes da empresa PW Solar e pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Fernandes, vai percorrer as unidades para uma demonstração prática sobre a transformação e o uso do recurso. A demonstração será feita em um sistema portátil de captação de energia fotovoltaica. O sistema converte energia solar em elétrica e os alunos poderão ver na prática todo o funcionamento, uma vez que a ideia é que aparelhos celulares ou rádios sejam carregados na hora. Outro ponto alto do projeto será a utilização de uma bicicleta ergométrica para gerar energia, como explica Ricardo Fernandes:

    “A geração de energia alternativa com o uso da bicicleta ergométrica vai gerar energia elétrica através da força cinética das pedaladas. Com o movimento, um alternador é acionado, e pode gerar energia elétrica de 12 volts, que vai carregar uma bateria e, através do sistema de conversão, fornecerá energia de 110 volts. É uma maneira divertida e eficiente de transmitir conhecimento e consciência ambiental e tecnológica para os alunos e todo corpo diretivo e docente”, destaca ele.

    Serão selecionados 30 alunos da Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e 30 da Escola Municipal Talita Hernandez Perelló que farão uma visita ao Parque Solar do IFF no sábado (8). Os alunos conhecerão as instalações do Parque Solar e terão acesso a toda a estrutura de energia renovável do instituto. Eles também irão conhecer os dispositivos de segurança e Equipamento de Proteção Individual (EPI), necessários para manusear os equipamentos. A visita dos alunos ao IFF será das 10h às 12h30.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia