• Click aqui

    Arraial do Cabo terá Dia D contra febre amarela.



    Arraial do Cabo entrou na luta contra a febre amarela, o objetivo é imunizar 100% da população que se enquadre no público alvo da campanha, que também faz parte do cronograma de prevenção do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde do Município cabista decidiu alterar a data oficial do Dia D que aconteceu no último sábado (08) na maior parte do país para os dias 14 e 17 de julho (sexta-feira e segunda-feira, respectivamente), com intuito de atender melhor os cidadãos.
         No primeiro dia os postos estarão abertos de 8h às 17h e no segundo dia, de 14h às 19h. Todas as Unidades Básicas de Saúde, incluindo os Distritos, terão vacinas disponíveis, exceto a unidade Hermes Barcelos, localizada na Rua Governador Leonel Brizola, próximo a Rodoviária, que teve o prédio interditado para reformas. Os usuários deste posto foram realocados provisoriamente para a Unidade Básica de Saúde Prainha II, na Rua Dallas (mais conhecida como rua das panelas), no bairro Macedônia. A vacinação é aconselhável para crianças a partir dos seis meses de idade e pessoas de até 59 anos que nunca tenham tomado a dose antes. As restrições são para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, lactantes, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.
         Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento foram registrados 22 casos da doença em cidades do estado do Rio de Janeiro, sendo oito registros de óbito. A febre amarela é transmitida principalmente pelos mosquitos Haemagogus e o Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Por isso, é preciso muita atenção aos sinais da doença, já que a mesma pode levar à morte. Alguns dos sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
         A Secretaria Municipal de Saúde esclarece ainda, que o combate a febre amarela é feito por meio da prevenção dos focos do mosquito transmissor da doença. Portanto, é necessário evitar o acúmulo de água parada em recipientes, como caixas d'água, latas e pneus, entre outros que possam formar criadouros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia