• Click aqui

    Prolagos patrocina o livro “A Cultura da Pesca Artesanal, A Arte da Sobrevivência”



    A vida da Lagoa de Araruama e a pesca artesanal praticada pelos pescadores de São Pedro da Aldeia estão documentadas no livro “A Cultura da Pesca Artesanal, a Arte da Sobrevivência”. Patrocinada pela Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, a publicação documenta a história da laguna com texto de Francisco da Rocha Guimarães Neto, o Chico Pescador, e fotos de Marê Moraes. O livro é uma realização da Associação de Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória (APAAPP) e faz parte das comemorações pelos 400 anos de fundação do município aldeense.



    Dividida em sete capítulos, a publicação mostra as características da lagoa costeira, retrata os pescadores artesanais, reforça a importância socioeconômica da lagoa e da pesca para a região, as artes da atividade, valoriza a culinária local, registra as comunidades de peixes e produção pesqueira da lagoa. O livro termina com capítulo que retrata o ordenamento pesqueiro e a recuperação ambiental que vem acontecendo, resultado dos investimentos realizados pela Prolagos.



    “A Cultura da Pesca Artesanal, a Arte da Sobrevivência” conta com texto do presidente da Prolagos, Carlos Henrique Roma Jr., que comemora a recuperação da lagoa, que registrou o retorno de espécies como tainha e perumbeba, e enumera as atividades executadas pela concessionária. “Grande parte da recuperação deste importante ecossistema se deve ao programa de saneamento desenvolvido e executado pela Prolagos, que, em seus 19 anos, já investiu mais de R$ 1,2 bilhão em saneamento. Pioneira na implantação do sistema de tratamento de esgoto na região, a concessionária conta hoje com sete estações, que evitam que 80 milhões de litros de esgoto sejam despejados diretamente no meio ambiente”. 



    Prolagos fomenta a arte e a cultura da região

    O livro “A Cultura da Pesca Artesanal, a Arte da Sobrevivência” não é a primeira publicação patrocinada pela Prolagos. Incentivadora da arte e da cultura da Região dos Lagos, a concessionária já apoiou outras inciativas como #400vezescabofrio, lançado em 2016 em comemoração ao quarto centenário de fundação do município de Cabo Frio. Com curadoria do arquiteto Ivo Barreto, em parceria com o fotógrafo Junior Silgueiro, a publicação contém 264 páginas de imagens e textos inéditos de centenas de autores.



    Também tendo a Lagoa de Araruama como foco, a empresa patrocinou o livro “Aves da Laguna Araruama - Inventário Fotográfico da Avifauna da Laguna Araruama”, de autoria do ambientalista e fotógrafo Antonio Angelo Trindade Marques e do biólogo Eduardo Pimenta. A publicação registra a presença e o comportamento de pássaros em ambientes às margens do maior espelho d’água hipersalino do mundo e revela o estado de revitalização desse ecossistema para o ciclo de vida de aves migratórias de diferentes regiões do planeta.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia