• Click aqui

    Prática acadêmica favorece o aperfeiçoamento profissional



    Atender demandas da comunidade ao mesmo tempo em que os estudantes têm a possibilidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. Com esta proposta, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, tem investido em infraestrutura que possibilita oferecer serviços e orientação em áreas como saúde, direito, psicologia, entre outras.
    O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferece vagas à população que precisa de atendimento psicológico. O atendimento destina-se à crianças, jovens, casais e família, idosos, orientação profissional e pessoas com dificuldade de aprendizagem. O atendimento é realizado pelos alunos, sob a supervisão de professores. O SPA realiza, ainda, psicodiagnóstico e possui uma equipe que dá suporte à inclusão educacional.
    Na área jurídica, a comunidade pode contar com o Núcleo de Primeiro Atendimento (NPA), que funciona no Fórum, atendendo demandas da área Civil, como questões do Direito do Consumidor, e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), instalado no campus, que presta orientação nas áreas da Família e Trabalhista. Estudantes, sob a supervisão de professores especialistas nas áreas, prestam os serviços oferecidos gratuitamente pelos núcleos.
    Empresários, microempreendedores e pessoas que pretendem investir no próprio negócio podem contar com o suporte da Precisão Consultoria Jr., empresa júnior da universidade. A Precisão oferece uma série de serviços aos empreendedores individuais que almejam a legalização e soluções customizadas para micro e pequenas empresas de toda a Região dos Lagos. Entre os trabalhos oferecidos estão atividades da área de recursos humanos e gestão de pessoas, estruturação de negócios, definição de organograma, legalização trabalhista, mapeamento de processos de produção e dúvidas do cotidiano empresarial. Já no Núcleo de Práticas Contábeis, serviços como orientação para o preenchimento do imposto de renda e regularização de MEI (Microempreendedor Individual) estão disponíveis.


    Laboratórios de ponta
    Os alunos de Fisioterapia podem praticar os conhecimentos numa clínica-escola, que simula um ambiente real de atendimento, com equipamentos de última geração, onde técnicas em diversas áreas podem ser empregadas. A mesma infraestrutura está disponível para os estudantes de Enfermagem. Os laboratórios abrangem áreas como saúde da mulher (onde existe manequins para o treinamento de parto e para a coleta do exame preventivo), da criança, centro cirúrgico, pronto-socorro e unidade de tratamento intensivo.
    Já os alunos de Engenharia contam com diversos laboratórios, possibilitando a realização de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso em áreas como física, água, solo e todo um aparato de Engenharia Civil, inclusive com uma impressora 3D. Nos espaços, por exemplo, o engenheiro civil e mestre em Ciências do Meio Ambiente pela UVA Vinícius Dias Fonseca desenvolveu blocos para pavimentação permeáveis, feitos 100% com resíduos da construção civil. A ideia foi uma das vencedoras do V Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2016.
    Tendo a praia e a laguna como salas de aula, os estudantes de Educação Física contam com equipamentos que permitem a prática em ambientes externos, como pranchas de surf e bodyboard, caiaques, simuladores de vela, entre outros. O encerramento de semestre de algumas disciplinas é marcado pela realização do Festival UVA de Esportes Náuticos, que já completou onze edições e proporciona à comunidade a prática em diversas modalidades.
    O curso de Comunicação Social oferece aos alunos um amplo estúdio, com equipamentos como chroma key, estrutura para montagem de cenários, luzes, isolamento acústico, microfones e dez câmeras profissionais com a possibilidade de escolha entre lentes 50mm e 18-200mm. Além de toda a estrutura física, o estúdio dispõe de uma ilha de edição que utilizam programas profissionais para decupagem de áudios e vídeos. A universidade ainda conta com uma agência de comunicação própria, onde os alunos do curso podem estagiar e ter a experiência de como é a vida profissional de um jornalista ou publicitário. A agência produz matérias para o site da instituição e também oferece serviços para o público, como criação de logos e outras peças publicitárias.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia