• Click aqui

    IPHAN libera construção de tenda na Fazenda Campos Novos, para abrigar Casa da Ciência.



    O processo de implantação da Casa da Ciência na Fazenda Campos Novos ganhou um novo capítulo. O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) liberou a instalação de uma a tenda de 200 m² que vai abrigar o projeto. O comunicado oficial foi recebido pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação na quarta-feira (21).

    No ofício, o IPHAN deixa claro que o órgão "não tem nada a se opor' a instalação da tenda, uma vez que o projeto é voltado para disseminar a cultura na região. Ressalta que técnicos já haviam visitado e aprovado o espaço. Além desse projeto, a Fazenda Campos Novos vai atender o Espaço Charles Darwin, com exposição permanente do cientista e criação de roteiro turístico-científico, cujo principal objetivo é proporcionar o resgate da importância do Brasil na história da ciência mundial. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a exposição será de responsabilidade pedagógica do Instituto de Geologia, Casa da Ciência e Instituto de Física da UFRJ.

    A mostra terá caráter inter e multidisciplinar com conteúdos que envolvem ciências, turismo, cultura, história, meio ambiente e agricultura com equipamentos adequados, informações e formação continuada. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e segurança do local, além da criação de uma unidade de Conservação da Floresta próxima à fazenda.

    Na Fazenda Campos Novos também será instalado o Parque Arqueológico, que a transformará na sede geral do Geoparque Costões e Lagunas. A parceria para implantação dos projetos foi firmada entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio, do IPHAN e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

    Os três projetos serão inaugurados na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no mês de outubro e visa fomentar atividades culturais e educacionais no local. O IPHAN é parceiro dos projetos que serão implantados na fazenda. Segundo a arquiteta e chefe do Escritório Técnico na Região dos Lagos - IPHAN/RJ, Caroline Dazzi, essa ação contribuirá expressivamente para a disseminação da cultura e conhecimento na região.

    “Oferecemos todo o apoio para que a Casa da Ciência consiga estabelecer aqui mais um centro de popularização da ciência, explorando diversas áreas do conhecimento e promovendo atividades que provoquem a curiosidade e a consequente construção do saber. Esperamos que está ação possibilite uma maior familiarização dos habitantes da Região dos Lagos, não só com a ciência mas também com a história deste lugar, propiciando o alargamento do conhecimento em diversas áreas, fazendo jus à figura significativa de Charles Darwin e sua ideologia. A instalação da tenda será, com certeza, um ponto difusor de saber e um divisor de águas na vida cultural e acadêmica da Região dos Lagos”, disse a arquiteta.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia