• Click aqui

    Prefeitura aldeense promove cursos para educadores do primeiro segmento




    A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove diversas formações para educadores do primeiro segmento da rede de ensino do município. Os cursos são realizados no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), localizado na Rua Francisco Santos Silva, s/n, Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.



    De acordo com a coordenadora do primeiro segmento, Elizângela Regueira, para que a formação atinja seu objetivo, precisa ser significativa para o professor. “As pautas das formações são elaboradas após os monitoramentos nas unidades escolares, visando às necessidades reais do cotidiano escolar do professor, valorizando o seu saber e a sua experiência. Atroca entre os pares se faz necessária integrando de forma eficaz, teórica e prática. Porém, para garantir a prática das atividades em sala de aula, o professor precisa compreender refletir e planejar de acordo com a necessidade da turma, sendo acompanhado constantemente, pela equipe técnico-pedagógica, gestores e coordenadores do primeiro segmento”, afirmou.




    A equipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realiza encontros mensais com 4h de duração. Cerca de 200 pessoas entre professores do primeiro ao terceiro ano e supervisores pedagógicos fazem o curso, que possui a carga horária de 100h e vai até o mês de novembro.



    O objetivo da capacitação é refletir sobre a necessidade do diagnóstico dos alunos e as diferentes estratégias pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula, além de planejar o ensino inserindo os jogos nas propostas de organização de rotinas da alfabetização, adequando-as às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos.


    Também são oferecidas capacitações sobre os descritores da Língua Portuguesa e da Matemática, ministrados pelas Professoras Cristina Braga e Elizabeth Gomes, respectivamente. Os cursos são destinados aos educadores do quarto ao quinto ano, com encontros de 4h e carga horária de 40h, entre atividades práticas e presenciais. A proposta é repensar concepções e práticas com auxílio dos descritores. Os descritores da Língua Portuguesa possuem 50 professores inscritos enquanto os descritores de Matemática possuem 47.


    A capacitação “Professores Dinamizadores” possui 73 professores inscritos e tem por objetivo orientar o trabalho diferenciado do professor dinamizador, com foco na leitura, escrita e matemática. O curso tem a duração de quatro horas mensais e vai até o mês de novembro, totalizando oito encontros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia