• Click aqui

    Estrutura do Aloha Spirit começa a ser montada na Praia do Forte, em Cabo Frio.


    A estrutura do Aloha Spirit começou a ser montada na manhã desta segunda-feira (29). O maior festival de esportes aquáticos da América Latina começa na próxima sexta-feira (2) e vai até domingo (4) na Praia do Forte. O evento tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo.

    De acordo com a organização do evento, cerca de 1.500 atletas já fizeram as inscrições para o festival. A expectativa da Secretaria de Turismo é que mais de três mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores, parentes dos atletas e organizadores, venham para Cabo Frio.

    “O Aloha Spirit vai ajudar a divulgar as belezas naturais de Cabo Frio, consolidando a cidade como destino turístico e recolocando a cidade no mapa esportivo nacional, além de aquecer a economia e trazer recursos para a cidade”, disse a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker. 

    O evento terá oito modalidades em disputa: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman e natação water relay.

    Além das competições, haverá shows musicais com o “Aloha Sunset” e exibição de filmes com o “Festival Aloha Spirit de Cinema”, que exibirá uma homenagem ao atleta cabo-friense Jonas Letieri. Ele perdeu os dois braços após uma descarga elétrica e hoje é um dos principais nomes do stand up paddle no Brasil e no mundo. No site www.alohaspirit.com.br é possível acessar toda a programação e regulamento do evento.

    Transmissão ao vivo
    As provas de canoas havaianas categoria OC6, válidas pela primeira etapa do Brasileiro, serão transmitidas ao vivo por um telão de led instalado na arena da Praia do Forte, e também pela internet. As imagens serão captadas por drones e o público vai acompanhar da areia, em tempo real, o rali entre os competidores no mar.

    A transmissão da prova está a cargo empresa especializada Time Cine. De acordo com João Castro, diretor do evento, a transmissão é a "cereja do bolo” da segunda etapa do festival. “O público vai acompanhar a disputa na água e saber a posição e o tempo de cada equipe ou competidor”, disse.

    A disputa
    A competição de canoa havaiana (Va’a) será válida para o Brasileiro da CBVAA. As provas terão largada e chegada no Canto do Forte. Os percursos de 15Km e 10Km irão percorrer a extensão da orla da Praia do Forte, com a mais longa raia chegando até a Ilha em frente à Praia do Pontal, já no trecho de Arraial do Cabo. As marcações para todas as modalidades serão sinalizadas com boias específicas.

    As disputas de natação em águas abertas tiveram modificações em relação ao planejamento tradicional. A prova longa passou de 3,5 mil para 3 mil metros, atendendo a pedidos oficiais, e será realizada no sábado (3 de junho), após o stand up paddle. Já as provas de 1 mil e de 2 mil metros acontecem no domingo (4 de junho), bem como a de revezamento. A organização do evento informou ainda que estas mudanças já estavam previstas no cronograma, antes do início da abertura das inscrições.

    O Stand Up Paddle terá provas de 1, 3, 6 e 9 Km e será disputado em um horário mais cedo que o habitual. A organização decidiu antecipar a modalidade para evitar os ventos fortes típicos do início da manhã. Além das competições por distâncias, na categoria adulto, haverá prova nas categorias Kids (500 metros) e Junior (1 km), todas com trajeto já definido. A prova de SUP técnico, que vale premiação em dinheiro, só será definida e explicada no dia da largada, pois os ventos e ondas é que vão determinar a posição das boias.

    As provas de paddelboard e paddleboard adaptado serão realizadas juntamente com a prova de stand up paddle em longa distância, no sábado, com um percurso de 3 Km. As demais provas não terão grandes novidades, ainda segundo a organização.


    Em caso de ressaca na Praia do Forte as provas do festival podem ser transferidas para o Canal do Itajuru  para garantir a segurança e a participação dos atletas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia