• Click aqui

    Prefeito e representantes da Educação fazem reunião sobre o Ensino Médio municipal




    Uma reunião nesta quinta-feira (23) entre o prefeito Marquinho Mendes, vereadores e representantes da Educação debateu sobre o Ensino Médio nas escolas municipais de Cabo Frio. O debate teve início após uma recomendação do Ministério Público para que o município transfira as unidades de Ensino Médio para o governo do Estado. De acordo com a Constituição Federal, a responsabilidade pelo Ensino Médio é do Estado, e os municípios são responsáveis pela Educação Infantil e Fundamental.  


    O prefeito Marquinho Mendes enfatizou que vai tentar um acordo para manter o Ensino Médio nas escolas municipais, já que esta é a vontade da comunidade escolar. Porém, o prefeito deixou claro que não pode ferir a recomendação do MP. Uma audiência deverá ser marcada com representantes do MP prevista para depois do Carnaval.



    “Assumimos o compromisso de marcar uma audiência para tentar sensibilizá-los, para que o órgão possa analisar a possível continuação do Ensino Médio nas nossas escolas”, afirmou o prefeito.



    De acordo com a orientação do MP, a prefeitura deve deixar de abrir turmas do 1º ano do Ensino Médio a partir deste ano e priorizar a Educação Infantil e Fundamental. Com a medida, cinco escolas deixariam de atender os alunos do Ensino Médio, sendo elas: Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, Colégio Municipal Rui Barbosa, Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp e Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.



    A Secretária de Educação, Laura Barreto, ressaltou que a recomendação do MP vem sendo amplamente discutida. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental já estão sendo orientados a fazer matrícula nas escolas estaduais. 



    “A reunião foi produtiva porque teve também a participação dos representantes das escolas, que colocaram o anseio da comunidade sobre a determinação”, disse Laura Barreto.



    Além do prefeito Marquinho Mendes e da secretária de Educação, Laura Barreto, participaram da reunião os vereadores Rafael Peçanha e Oseias de Tamoios, representantes da Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e do Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, além de alguns alunos.

    Tema também foi discutido em Tamoios



    A definição da manutenção do Ensino Médio também foi tema de uma reunião no Colégio Municipal Professora Marli Capp, em Tamoios, na quarta-feira (22). O encontro foi conduzido pela direção da unidade escolar e contou com a presença de alunos, funcionários da escola, associações de pais e conselheiros tutelares, entre outros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia