• Click aqui

    Praias de Iguaba Grande estão liberadas para o banho.

    Além da programação oficial de carnaval, divulgada pela Prefeitura nesta semana, quem for á Iguaba Grande vai poder aproveitar as águas claras da Praia, que após um processo de dragagem no Canal do Itajuru, no último ano, proporcionou um visual muito mais limpo e adequado para os banhistas, que nesse período escolhe a Cidade para curtir o verão e feriados.  O Projeto aconteceu através de uma parceria da Prefeitura de Iguaba Grande com a Agência Nacional das Águas (ANA), aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do Consórcio Intermunicipal Lagos de São João.

    De acordo com os Registros de Monitoramento do INEA de Balneabilidade, todas as Praias do Município de Iguaba Grande, encontram-se adequadas para banho.  O vice-prefeito Leandro Coutinho, acompanhou o andamento das obras, e explica que para esse resultado foram necessárias mais duas principais medidas. “Todo esse processo de despoluição aconteceu a longo prazo, atualmente cada município da Região dos Lagos já conta com uma estação de tratamento de esgoto, além disso, foi ampliada a Ponte que liga São Pedro da Aldeia a Cabo Frio, e isso foi um fator determinante para que houvesse um vão de espaço maior, para a passagem das águas”, explicou Leandro.

    A obra teve como objetivo melhorar a circulação das águas, contribuindo para o processo de despoluição com a renovação da água da Laguna, com a do mar. No ano passado todas as praias banhadas pela Lagoa de Araruama, passaram por essa interferência. Com a dragagem no Canal do Itajuru, na área do Boqueirão, em São Pedro da Aldeia, foram retirados, aproximadamente 48 mil metros cúbicos de areia, que equivale a 3 mil caminhões e parte desse material serviu para a recuperação da orla no município.

    Para a Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Roseli Almeida, a dragagem trouxe diversos benefícios para a Laguna.“Além da limpeza visível ao banhista,  existem os benefícios para a renovação das águas gerando alimento para  a fauna aquática e melhorando a balneabilidade” destacou a bióloga.

    Os moradores também ficaram satisfeitos de poder aproveitar a qualidade ambiental da Praia de Iguaba Grande. “Vir aqui e constatar que realmente está adequada pro banho, não tem preço. Moro na Cidade há oito anos e nunca vi a lagoa tão limpa, posso trazer meus filhos e curtir com tranquilidade”, declarou Ana Carla Moreira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia