• Click aqui

    Horário de verão entra em vigor às 00 horas deste domingo (16).



    Há quem ame e há quem deteste. Poucos, no entanto, ficam indiferentes. Começa à meia-noite deste domingo (16) o horário de verão brasileiro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. Serão afetados moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

    O objetivo da medida é proporcionar economia de energia para o país, já que com maior aproveitamento da luminosidade natural, haverá menor consumo no horário de pico (compreendido entre as 18h e 21h).

    Segundo o Ministério das Minas e Energias, cerca de R$ 147,5 milhões deixarão de ser gastos com a não-utilização de energia de usinas termelétricas na garantia do abastecimento do país nestes horários.
    Norte e Nordeste: fora do mapa do horário de verão brasileiro

    O horário de verão é adotado em regiões em que as latitudes são mais afastadas da Linha do Equador. Isto se dá pelo fato de que nestes locais há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno. Sendo assim, nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o período com luz natural é mais longo que no restante do país. Com a adoção do horário diferenciado, então, é possível que o dia se "estenda" ainda mais.

    Nos Estados do Norte e Nordeste, no entanto, por estarem localizados próximos à Linha do Equador, há pouca diferença na duração do dia e da noite tanto no inverno quanto no verão. Assim, nos anos em quem foi adotado o horário de verão nestas localidades, houve poucos benefícios energéticos e econômicos.

    Fonte : UOL.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia