• Click aqui

    Competição da ponte de macarrão encerra Semana de Engenharia .


    Estruturas montadas com espaguete e cola serão testadas no concurso

    A quarta edição do Desafio Ponte de Macarrão, promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, já tem data marcada: dia 27 de outubro, a partir das 18h, na praça de alimentação, encerrando as atividades da Semana de Engenharia, que tem início no dia 25. Os competidores apresentarão projetos montados com macarrão tipo espaguete e cola, com o objetivo de testar a capacidade de carga. O recorde das edições passadas é de 2014, quando a estrutura suportou 125 quilos, permanecendo intacta.

    As pontes podem ser confeccionadas exclusivamente por alunos de engenharia, organizados em grupos de até quatro pessoas. A estrutura deve ser montada com espaguete número sete e cola epóxi do tipo massa ou resina, de acordo com edital próprio para a competição. As estruturas devem ter um vão de um metro, com altura máxima de 50 centímetro e largura de 5 a 20 centímetros. O peso da estrutura pronta é limitado a um quilo e meio. Será vencedora a estrutura que suportar a maior carga antes da quebra.

    Os coordenadores de Engenharia destacam o caráter didático da competição, por meio do estímulo à elaboração de projetos com aplicação prática dos estudos, além de incentivar o trabalho em equipe.

    Recorde

    No desafio do ano passado, a equipe Ponte Tubular sagrou-se campeã, com uma estrutura que suportou 100,5 quilos de carga antes de quebrar. Após medição e pesagem, 11 pontes foram aprovadas para o torneio, que contou com auditório lotado e torcidas organizadas. A estrutura vencedora de 2014, que suportou 125 kg, quebrou o suporte de pesagem, permanecendo intacta

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia