• Click aqui

    NOTA DE REPÚDIO - Associação de Militares se revolta com Minissérie da Globo .

    A minissérie da Rede Globo que estreou na terça feira (23) revoltou militares do estado do Rio de Janeiro, provocando na classe uma revolta a ponto de expor uma nota de repúdio com as cenas valorizando um profissional mal intencionado desvalorizando o bom profissional. Leia a nota na íntegra. 

    REPÚDIO

    A Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro – AME/RJ, entidade de classe representativa de Policiais e Bombeiros Militares do Estado, existente há 99 anos, no sentido de assegurar a preservação da imagem do Policial Militar, vem através do presente manifestar o seu total descontentamento e absoluto REPÚDIO à cena de cunho difamatório veiculada na Minissérie “Justiça” da Rede Globo, que foi ao ar em cadeia nacional no último dia 23.

    No episódio, um policial militar (protagonizado pelo ator Henrique Diaz), truculento e casado com uma prostituta, por injusta vingança, 'planta' drogas no jardim da vizinha, a fim de incriminá-la por tráfico.

    Embora no ambiente da teledramaturgia, a cena difunde um estereótipo policial absolutamente negativo, incutindo no imaginário popular a falsa ideia de que todos os policiais militares são criminosos, vingativos e desordeiros, promovendo uma cena de cunho absolutamente difamatório, ofendendo a honra subjetiva de todos os policiais militares, esses mesmos que no cumprimento de suas obrigações enfrentam problemas de efetivos insuficiente, falta de aparelhamento, salários defasados, etc.; esses mesmos que diariamente perdem suas vidas em defesa da sociedade (somente no RJ foram 69 esse ano!), inclusive daqueles que idealizaram o famigerado episódio ora repudiado.

    A ideia de humanizar a Polícia através da inserção da figura policial nessas tramas televisivas, é medida valida e salutar. O que, porém, não se deve permitir é que tal desiderato seja buscado por meio da sujeição de policiais militares ao vexame, ao custo da desmoralização e criminalização de sua imagem, especialmente quando a veiculação desses negativos conceitos tem alcance nacional, como é o caso da minissérie da TV Globo.

    Logo, a AME/RJ vem a público REPUDIAR veementementeo episódio mencionado, solidarizando-se com todos os policiais militares, que diante do relevante papel na sociedade, merecem ser honrados e valorizados.


    Carlos Fernando Ferreira Belo

    Presidente

    Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro – AME/RJ

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia