• Click aqui

    Cabo Frio promove campanha de conscientização contra o fumo.

    Nesta segunda-feira (dia 29) comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao tabagismo, incluindo os fumantes passivos, ou seja, aquelas pessoas que apenas respiram a fumaça produzida pelo cigarro. Para chamar a atenção para esse número alarmante, Cabo Frio vai lembrar a data com diversas atividades que incluem palestras, consultas e exames gratuitos.
    À frente do projeto está a médica Maria Sônia Orsolon (alergista, imunologista e pneumologista), que contará com apoio de cerca de 20 voluntários, além do apoio do Cabo Frio Convention Bureau, Associação de Portadores de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, laboratório Achè, Agência Nacional de Saúde (ANS) e shopping Park Lagos, que sediará o evento. Durante todo o dia (das 10 às 22 horas), numa área em frente a Praça de Alimentação, serão realizadas palestras de conscientização sobre os perigos do fumo, distribuição de folhetos explicativos, além de consultas e exames gratuitos para diagnosticar a saúde do pulmão, com encaminhamento médico e amostra grátis de medicação para pessoas que tiverem algum problema identificado durante a ação.
    - O cigarro é um produto extremamente nocivo à saúde porque conta com quase 5 mil substâncias tóxicas, e nosso objetivo com essa campanha é falar sobre esses malefícios, mostrar os benefícios para quem deixa de fumar, falar sobre as doenças que o cigarro causa e mostrar que todas têm tratamento, e que quanto mais cedo essas doenças forem diagnosticadas e tratadas, maiores as chances de cura. Para isso teremos voluntários fazendo exames de função do pulmão, e caso seja detectado algum problema, imediatamente faremos o encaminhamento médico e distribuiremos amostra grátis de medicamentos para início imediato do tratamento – explicou a médica.
    Para alcançar o objetivo, Sônia lembra que todos fazem parte do público-alvo da campanha, desde crianças até idosos.
    - Estudos mostram que mais da metade das crianças estão expostas aos perigos do cigarro porque convivem com fumantes. Então precisamos alertá-las desde cedo para que chamem a atenção dos pais, dos tios, e dos parentes que são fumantes. Precisamos alertar aos jovens, que cada vez mais cedo se rendem ao vício do cigarro, e precisamos mostrar aos adultos e aos idosos que é, sim, possível deixar de fumar, independente de quanto tempo sejam fumantes, porque o cigarro é a única droga que causa três tipos de dependência: a física, a comportamental e a emocional. E quando os fumantes começam a se dar conta disso, fica mais fácil largar o vício – explicou Sônia, lembrando que a relação álcool x cigarro também será abordada no evento.
    Mas nem todas as notícias sobre o cigarro são ruins. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que o Brasil foi um dos países com maior redução no número de fumantes nos últimos 10 anos: 30,7%. Essa queda deve-se à ampliação das campanhas de conscientização e programas anti-tabagismo promovidos pelo SUS, além da restrição da propaganda de cigarro, leis antifumo que proíbem o uso de cigarros em lugares fechados e a sobretaxa de impostos que aumentou o preço do produto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia