Nas últimas
semanas, o Rio de Janeiro tem sido palco de inúmeros problemas, a quase um
mês do início das Olimpíadas. São questões que envolvem as áreas financeira
(com a declaração de calamidade pública das finanças do Estado),
de saúde (com o comprometimento no atendimento) e segurança
pública (funcionamento ineficiente) e que podem prejudicar a visibilidade da
cidade e manchar a imagem dela perante o mundo. Somente esta semana, duas
atletas paraolímpicas da Austrália foram assaltadas na Zona Sul do Rio e o
assunto repercutiu na imprensa internacional.
“O Rio tinha uma
imagem muito atrativa e interessante, mas que pode estar sendo comprometida
com os últimos episódios. Devemos compreender esse momento como único em
termos de projeção de visibilidade. Quando os turistas vão embora, eles
lembram muito menos dos equipamentos e mais de como encontraram a cidade em
diversos aspectos: turismo, gastronomia, hotéis, bares, restaurantes,
entretenimento, cultura. A forma como os turistas serão recebidos e a opinião
dos próprios atletas sobre a cidade e os jogos interferem demasiadamente nas
impressões da cidade e do País. Além disso, o decreto de calamidade pública
feito pelo governo pode assustar os estrangeiros”, analisa o professor de
Marketing do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio,
Alexandre Coelho.
O professor de Marketing do curso
de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Alexandre Coelho,
está à disposição para entrevista
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