• Click aqui

    II Encontro Municipal de Cultura de Iguaba Grande aconteceu nesta segunda-feira



    Encontros estão sendo realizados com a sociedade civil e artística do município na sede da Secretaria de Educação e Cultura

    Nesta última segunda-feira, dia 07 de março, a Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou o II Encontro Municipal de Cultura com oobjetivo de dar prosseguimento ao diálogo aberto, a fim de tornar a construção das políticas culturais da cidade cada vez mais participativa.

    O primeiro encontro teve como objetivo a apresentação do Sistema e Plano Municipal de Cultura, com o foco maior no artesanato. Nesta segunda etapa, onde estiveram presentes também, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Iguaba Grande e a Academia de Artes, Letras e Ciências, foi realizada uma eleição das representatividades artísticas presentes, elegendo um representante de cada setor.

    O encontro teve em seu segundo momento a leitura da etapa final do Plano Municipal de Cultura e a palestra do Prof. Dr. Ernani Saraiva da UFF - Universidade Federal Fluminense, Mestre em Produção Cultural e Marketing, que prosseguiu com uma dinâmica relacionada ao tema: CPF DA CULTURA (Conselho, Plano e Fundo), onde Grupos de Trabalhos foram divididos por seguimentos facilitando o diálogo com as especificidades de cada área da cultura. 

     “Estes encontros são importantes para fazermos parte da criação de um sistema municipal de cultura, para firmamos as áreas culturais do município, melhorando a condição de trabalho e valorização dos artesãos e artistas plásticos e também preparando o mercado de trabalho, para mim que sou estudante da área, por exemplo”. Afirmou Thaís Lima, estudante de Produção Cultural. 

    Hoje é um dia de trabalho para discutir e pensar as ideias. Colocarmos em prática tudo que vimos no último encontro. A cultura quem faz somos todos nós juntos, por isso essa participação da população é tão importante”. Ressaltou o Diretor de Cultura de Iguaba Grande,  João Gabriel  Cortez.

    “Temos que discutir e pensar em como é, e como será, a cultura aqui no município. Preservar a história, e planejarmos o que não podemos deixar sumir de Iguaba grande, seja uma lenda, um doce, uma história de vida, tudo pode ser tombado como patrimônio e se torna um valor a ser passado para os nossos descendentes. E para que tenhamos isso no futuro, precisamos ter esses planejamentos de ações hoje”. Declarou o Prof. Dr. Ernani Saraiva.

    Vale ressaltar que o município de Iguaba Grande vem dando um salto enorme nas Políticas Públicas de Cultura, tendo o seu conselho reativado desde 2013 e com o PMC - Plano Municipal de Cultura elaborado em 2015 na Conferência Municipal. A criação do Fundo já é etapa programada para as próximas ações, por isso, é extremamente importante a participação da população nos encontros que seguirão acontecendo ao longo da elaboração das práticas e cumprimento do Plano.


    Texto: Jéssica S. Gama Lacerda
    Fotos: Alexandre Oliveira

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia