• Click aqui

    CAMOR registra aumento do índice de acolhimento durante a alta temporada

    A Casa de Passagem de Cabo Frio (CAMOR) atua diretamente com as pessoas em situação de rua, tendo como objetivo a reinserção dessas pessoas na sociedade. É o setor de alta complexidade, ligado diretamente ao Departamento de Proteção Social Especial (DEPSE), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) da Prefeitura de Cabo Frio.

    No ano de 2015, passaram 408 pessoas pela Casa de Passagem, com uma média de 37 pessoas em situação de rua sendo abrigadas por mês. Majoritariamente, essa população é formada por homens, com a faixa etária que varia de 41 a 50 anos, e, quase sempre, dependentes químicos.

    Segundo dados do CAMOR, nos meses da alta temporada, principalmente no carnaval, o número de pessoas em situação de rua na cidade aumenta, por conta da chegada de visitantes de vários pontos do país. Muitas pessoas vêm para a Região dos Lagos em busca de trabalho temporário e, quando não conseguem, até por falta de documentos e qualificação, acabam indo parar nas ruas.

    O grande volume de pessoas nessas condições que chega à Região dos Lagos vem do Rio de Janeiro e Região Metropolitana, também fugindo do tráfico de drogas ou buscando familiares – segundo os relatos dos próprios usuários.

    Segundo a assistente social Bianca Pedroso, que faz parte da equipe da Casa de Passagem, é de extrema importância não dar dinheiro ou comida às pessoas em situação de rua, porque isto faz com que eles permaneçam nessa condição.
    - Na Casa de Passagem, oferecemos toda a assistência. Porém, como em qualquer local, temos regras de funcionamento, onde os moradores têm horário para acordar, para se alimentar e dormir. Por isso, alguns deles afirmam que preferem ficar nas ruas porque não precisam ter regras nem horários. É por isso que a esmola é um grande incentivador para eles não lutarem por uma mudança de vida – frisou Bianca.

    A Casa de Passagem fica na Rua Vitória, lote 13, quadra 20, no bairro Palmeiras. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h, e plantão 24 horas, todos os dias. O telefone para informações é (22) 99276-2577.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia