• Click aqui

    Combate a Vetores orienta população para o controle de caramujos africanos


    O caramujo africano é uma praga que afeta plantações e pode transmitir doenças
    Com a chegada do verão e do período de chuvas, o setor de Combate a Vetores da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, orienta a população para o controle do caramujo africano, uma praga que afeta plantações e pode transmitir doenças.
    O molusco costuma se desenvolver em terrenos baldios, hortas, plantações e áreas onde existe entulho. É muito comum encontrá-los repousando durante o dia em troncos de árvores, ramos e folhagens, assim como em cercas, muros e paredes.
    A orientação é que quando um caramujo africano for encontrado em uma área de casa,  como um quintal, o morador deve recolher o molusco - bem como conchas vazias e ovos também - usando luvas descartáveis ou sacolas plásticas, evitando contato direto com as mãos. Após recolhidos, dentro de sacos plásticos de lixo, amasse os caramujos, os ovos e as conchas e enterre-os em seguida, jogando um pouco de cal virgem por cima e  no fundo da vala.
    Outra forma de descarte é após recolher os caramujos em sacos plásticos e amassá-los, jogar cal virgem dentro das sacolas, amarrar bem e colocar na coleta de lixo. O morador não deve se esquecer de lavar muito bem as mãos após o procedimento, além de descartar os vasilhames e as luvas junto ao seu lixo doméstico.
    Não é recomendável jogar veneno sobre os caramujos, pois pode contaminar o ambiente e se contaminar;
    Também não se deve tocar no caramujo e levar as mãos à boca; e nem abandonar ao ar livre as conchas dos caramujos sem destruí-las, porque as mesmas poderão servir de criadouros naturais para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
    É muito importante lavar bem verduras, frutas e legumes para que não haja ingestão acidental do caramujo. O correto é deixar esses alimentos por 10 minutos em um recipiente com uma mistura de água com água sanitária (uma colher de água sanitária para cada litro de água) antes de consumi-los.
    Outra orientação dada pelo setor de Combate a Vetores é a de manter terrenos limpos e incentivar os vizinhos a fazerem o mesmo, já que o caramujo aparece com mais frequência em locais com mato, entulho e lixo. Evitar ao máximo, também,  deixar telhas, tijolos, sobras de construções ou excesso de plantas nos terrenos.
     A responsabilidade sobre o controle desta praga é dever e obrigação de todos os cidadãos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia