• Click aqui

    São Pedro da Aldeia reforma Residência Terapêutica


    A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, solicitou a Secretaria de Urbanismo e Habitação, a reforma da Residência Terapêutica. A casa acolhe pacientes psiquiátricos que perderam a estrutura social e familiar necessitando de acompanhamento e internação por longo período. Nesta casa de apoio, acolhedora e humanizada, profissionais especializados promovem atividades interativas, associadas a tratamentos médicos. A Residência Terapêutica do município aldeense é a primeira da região da Baixada Litorânea. Ela acolheu usuários do Hospital Colônia de Rio Bonito, quando o mesmo foi fechado pelo Ministério da Saúde. Com o serviço pioneiro a cidade se preparou para atender a esses pacientes. Os usuários são acompanhados diariamente por cuidadores e técnicos de enfermagem.

    Desde 2011 a casa está em funcionamento e este mês de novembro o Secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori, solicitou reforma em todos os cômodos da Residência para melhor atender aos munícipes.

    O município de São Pedro da Aldeia, no escopo da construção da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, foi pioneiro na Região em promover a desinstitucionalização dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, acometidos por agravos psicossociais, que estavam internados no Hospital Colônia de Rio Bonito. Cumprindo esta missão, nossos usuários que perderam a estrutura social e familiar e que necessitam de moradia temporária e acompanhamento especializado foram acolhidos para a chamada: Residência Terapêutica. Para maior conforto dos usuários e da Equipe Técnica, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou uma reforma estrutural da Residência Terapêutica”, disse Luís Cláudio.

    Para maior conforto dos usuários e da equipe técnica obras como troca de telhado, pintura, revisão elétrica, ampliação de portas estão sendo finalizadas para melhor habitabilidade dos pacientes.

    “Nossa equipe está fazendo toda uma renovação nos telhados, trocando a parte elétrica, removendo e ampliando portas e finalizando com uma nova pintura. Estamos reformando para obter melhorias no espaço físico utilizado”, disse Wilmar Mureb, Secretário de Urbanismo e Habitação. O Ministério da Saúde reconheceu, por meio de portaria, a Residência Terapêutica de São Pedro da Aldeia como um dispositivo essencial da Rede de Atenção em Saúde Mental e, assim, passou a contribuir, financeiramente, com seu custeio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia