• Click aqui

    Secretária dispara para alunos e manifestantes: "Quer transparência? Procura a justiça."

    Alunos do ensino médio do município de Cabo Frio ganharam mais uma vez as ruas da cidade. Organizados com faixas e cartazes, desta vez, ao invés de ocupar a Praça Porto Rocha, foram para o Centro de Estudos Natália Caldonazzi, que fica no bairro do Portinho,  onde aconteceu uma reunião com o Ministério Público, representantes do Sepe, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, além de pais e alunos.
    Coordenado pelo MP, todos tiveram a oportunidade de falar. Inclusive um intérprete foi utilizado para os alunos da Escola M. Arlete Rosa Castanho ( que atende alunos com deficiência auditiva ), traduzindo para libras, pois eles estão preocupados com estatização do ensino médio.
    Os alunos do Rui Barbosa apresentaram números para defender a permanência do ensino médio no município de Cabo Frio. “Sabemos que o município tem como prioridade o ensino infantil e o fundamental, mas o ensino médio utiliza apenas 7% do repasse financeiro para a educação, o que é menos do que gastam na Secretaria de Educação. Então 93% está sendo gasto com a prioridade da cidade .” Exclamou um aluno.   

    Denise Soares, representando o SEPE, também falou “ Apresentamos através de dados o que temos no município, a prefeitura investe mais na Secretaria de Educação do que no ensino médio. Então temos que fazer as perguntas : o que é prioridade? A educação dos alunos ou a burocracia da secretaria de educação ?   Pra todos os governos a culpa é da crise. A gente sabe que houveram perdas com a queda dos Royalties, mas a receita da educação vem numa crescente então não existe motivo real para acabar com a escola de ensino médio. Há uma preocupação com relação ao alunos da E.M. Arlete Rosa Castanho. Sabemos que o aluno que é deficiente auditivo não vai se adaptar e  vai parar de estudar . O estado não oferece as mesmas condições para eles.” Declarou.
    Por parte do governo municipal  primeiro falou uma representante da Secretaria de educação, declarando que este momento está sendo difícil, optar em passar o ensino médio para o estado. Afirmou também que estão prestes a receber um TAC da promotora da infância, cobrando esta mudança. Também questionou as cobranças dos manifestantes. “Vocês estão brigando por 3 escolas, nós da secretaria de educação temos que dar conta de 93. Se você querem igualdade com todo mundo  eu pergunto se é justo deixar um quantitativo do lado de fora, pois para entrar no Rui Barbosa são escolhidos os alunos de notas altas, enquanto aqueles que tiram notas baixas vão para outras escolas e até para o estado.” Disse uma representante.
    A Secretária de Educação, Juciara Noronha,  foi a última a falar e chegou com um discurso se defendendo de colocações que foram feitas no momento de sua ausência neste encontro. “Ao contrário do que foi dito aqui o evento lá em cima merece o mesmo respeito que este. Ouso até dizer que é mais importante do que este. Recebi um grupo de alunos em meu gabinete, só que assuntos que não são para tratar com alunos eu não vou tratar . Se vocês querem transparência procurem a justiça, façam o que a promotora sugeriu. Não é intenção do município fechar escola alguma. Não é vontade da prefeitura, mas estamos conversando para cumprir uma determinação da lei. Não é no grito, nem com ofensas ou ataques que vão conseguir. Gostaria que não houvesse falta de respeito. Fui insultada e não faltei com respeito com ninguém.” Disse a secretária .
    O discurso da Secretária não agradou a todos. A mesma impressão foi causada pela titular da pasta outrora em uma audiência na Câmara Municipal, onde se discutiu junto a população da cidade e representantes religiosos o caso da ideologia de gêneros. Na ocasião, Dirlei Pereira teve que intervir acalmando os ânimos dos vereadores que se levantaram contra suas palavras.

    Resumindo, o MP anotou tudo, denúncias, colocações e informou que levará em conta as falas e sugestões apresentadas para dar prosseguimento ao caso. 



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia