• Click aqui

    Caos na UPA de Parque Burle. Médicos fazem movimento e param o atendimento.

    Muitas pessoas aguardavam o atendimento e muitas foram embora sem.

    Dr. Nilton Mureb organizou uma força tarefa para desafogar a UPA, na manhã desta quarta feira .



    Um verdadeiro caos. Foi a manhã de quarta feira (14)  na UPA de Cabo Frio por conta da falta de médicos  no atendimento. Segundo a Direção médica da unidade, três médicos decidiram não assumir o plantão realizando um movimento de protesto por ainda não terem recebido o pagamento dos salários.  Quem buscou atendimento por volta das 8 horas da manhã recebia esta informação  e então por isso eram orientados a buscar socorro em outro posto . Jovens, crianças e idosos eram dispensados  ainda na porta da unidade, por funcionários da instituição. Além da informação também era explicado o motivo da paralisação . “É um absurdo uma coisa dessas. Me sinto como um nada”. Declarou uma moradora do Manoel Correa saindo da UPA.  E durante este movimento,  a unidade mantinha um pediatra atendendo enquanto outros 03 realizavam visitas na enfermaria. Num determinado momento, o médico pediatra que estava atendendo também parou e então crianças doentes saíram aos montes indo em direção a outro posto.
    Segundo informações da direção da UPA, o Secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto, foi informado sobre o ocorrido e orientou a secretaria que convocasse outros médicos para assumirem o plantão.  Por volta das 9 horas da manhã, três médicos chegaram na unidade, mas foram direto para a sala vermelha e amarela verificar a situação daqueles que estavam internados, sem previsão para o atendimento nos consultórios.
    Dr. Nilton Mureb, diretor médico, estava revoltado com a situação e comunicou que os médicos erraram em não estarem presentes na unidade, pois segundo ele, o direito de paralisação é real mas deveriam realizar uma triagem para verificar os casos emergenciais e isso não foi feito. “O prefeito sempre pagou o salário de todos até o dia 30 de cada mês. De uns meses pra cá isso mudou e muitos se acostumaram com a forma de pagamento adiantada. Por lei o pagamento deve sair até o 5º dia útil de cada mês. Analisando desta forma o pagamento estaria atrasado em 6 dias, o que não é, do meu ponto de vista, motivo para este boicote”. Declarou o médico que partiu logo em seguida organizando um mutirão com as auxiliares e enfermeiras para tentar desafogar a UPA, indo ele mesmo realizar o atendimento ao público.
    Outro agravante, segundo a direção administrativa é que muitas pessoas vieram buscar atendimento médico, oriundo s de outras cidades, por exemplo, a UPA de São Pedro mandou embora mais de 40 médicos, o Hospital do Jardim Esperança também está com o quadro reduzido, causando uma sobrecarga na unidade do Parque Burle, agravada pelo atraso de salários dos contratados da prefeitura.
    A previsão de tempo de espera para o atendimento, hoje (14), na UPA é de 3 horas.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia