• Click aqui

    Últimas apresentações do Teatro a Bordo na Região dos Lagos

    Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos  pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar  do Brasil e estaciona em frente à quadra do parque Andrea, em Rio Bonito, nos dias 30/09 e 01/10, e nos dias 02 e 03 de outubro no Bairro São João, em São Pedro da Aldeia. A atração é uma parceria da CCR ViaLagos com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias de Educação e Cultura. A programação (ver abaixo) está recheada de atividades culturais: visitas às escolas, cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais. 

    Contêiners circulam pelas estradas, trilhos e portos transportando produtos, mas o do Teatro a Bordo, além de levar diversão e cultura, percorre uma rota bem diferente. Com quase oito anos de estrada e uma bagagem de mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras, o projeto traz uma novidade nesta temporada: um sistema capaz de gerar eletricidade solar. "Apostamos na energia limpa como matriz energética do futuro e por isso instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo. Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa. 

    A ideia de criar um teatro móvel solar vem das trupes da commedia dell'arte, que  cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos. Utilizando a tecnologia atual, o Teatro a Bordo também contará com a presença do sol, porém no período da noite, com a luz já armazenada em forma de eletricidade, pronta para iluminar o palco e dar vida às histórias!
    O projeto está na Região dos Lagos desde setembro, percorrendo as cidades de Iguaba Grande, Araruama, Saquarema e Cabo Frio. A Caravana Teatro a Bordo tem o patrocínio do Instituto CCR e da CCR ViaLagos, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com apoios da JLeiva e das Prefeituras de Rio Bonito e São Pedro da Aldeia. 

    Programação

    O Teatro a Bordo oferece diversidade em sua programação: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.
    As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pelas cidades e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

    Programação livre para todas as idades. 

    RIO BONITO /RJ 

    Local: EM FRENTE À QUADRA DO PARQUE ANDREA - Gratuito 

    DIA 30 DE SETEMBRO - quarta-feira (A chegança dos artistas) 

    11h00 e 14h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS 

    14h00 às 17h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

    17h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA CIDADE

    DIA 01 DE OUTUBRO – quinta-feira (As apresentações na praça)

    14h00 às 16h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

    15h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

    18h00 - Apresentações dos Artistas da cidade

    19h30 - Vídeo 20h00 - Teatro DE SOL A SOL


    SÃO PEDRO DA ALDEIA /RJ 

    Local: PRAÇA ANÍBAL MARTINS FERREIRA - BAIRRO SÃO JOÃO 

    Gratuito

    DIA 02 DE OUTUBRO - sexta-feira (A chegança dos artistas)

    10h00 e 14h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS

    15h00 às 17h00 -  Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

    17h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA CIDADE



    DIA  03 DE OUTUBRO – sábado (As apresentações na praça)

    14h00 às 16h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

    16h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

    17h30 - Apresentações dos Artistas da cidade

    19h00 - Teatro DE SOL A SOL

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia