• Click aqui

    Projeto Escola abre o XI Festival Internacional de Dança de Cabo Frio


    Alunos da Rede municipal de Ensino abrilhantaram a abertura do evento
                                                                                                            
    A abertura do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio na tarde dessa quarta-feira (02) foi um verdadeiro sucesso de público.  O evento é bastante esperado por bailarinos do Brasil e do mundo, mas principalmente pelos jovens e crianças da cidade que sempre abrem as cortinas do festival com belíssimas apresentações no Projeto Escola. O evento é uma realização da Prefeitura, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEME) e de Turismo de Cabo Frio, com organização da Cia de Ballet Márcia Sampaio. A secretária de Educação Juciara Noronha e a secretária adjunta Elenice Martins estiveram presentes no evento.
    O objetivo do Projeto Escola é abraçar novos talentos da cidade, buscando a inclusão social e ainda a formação de plateia. Seis escolas municipais cabo-frienses participaram com apresentações de dança, além dos CRAS, de outras Instituições socioeducativas e da Academia de Ballet Márcia Sampaio. Todas as apresentações foram bastante aplaudidas e reuniu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio na arquibancada – uma oportunidade única para muitos jovens de assistir a espetáculo de música e dança de qualidade.
    A edição do ano passado mudou a vida do aluno Glayson da Silva Mendes, que atualmente estuda na E. M. Prof.ª Tânia Maria Gomes de Ávila. O menino, de apenas 13 anos, ganhou uma bolsa de estudos na Cia Ballet Márcia Sampaio e desde então vem ensaiando pesado para participar de outras Mostras Competitivas. Devido sua dedicação e talento, Glayson desperta os olhares atentos dos profissionais da área. Márcia Sampaio fala com orgulho da possibilidade de levar o menino para se apresentar na seletiva Youth America Grand Prix (YAGP) Brasil 2015, que será entre os dias 16 e 20 de setembro em Santos, São Paulo. “Se ele for aprovado participará da YAGP de Nova Iorque no ano que vem. Ele é muito talentoso e merece esse apoio”, afirma Márcia que atualmente acolheu em sua casa o bailarino. “Ele morava em Unamar com seus pais e ficava muito difícil para frequentar a Academia”.  O YAGP NY já concedeu mais de 100 bolsas de estudos para brasileiros, tendo profissionalizado 30 estudantes que hoje atuam nas principais companhias de dança da Europa e Estados Unidos, além de inúmeras premiações.
    Glayson conta que já esteve em São Paulo assistindo outras seletivas e está ansioso para participar também.
    – Meu coração está ficando acelerado. Eu gosto muito do que faço e pretendo fazer isso a vida toda. Ensaio de terça à sexta-feira, mas quando chega mais próximo das apresentações eu ensaio até aos sábados e domingos. Estou me esforçando bastante para conseguir ir a Nova Iorque, conta.
    Tanta empolgação que nem dá para acreditar que sua história na dança é recente: Aos 11 anos o menino participava de um grupo de Jazz no CRAS de Tamoios, quando descobriu a vocação. Participou do Projeto Escola 2014 e logo foi escalado para o seleto time do Ballet Márcia Sampaio. Este ano, o bailarino participa do XI Festival Internacional de Dança representando a academia.
    Nesta edição do Festival, serão mais de mil bailarinos participando da mostra competitiva, integrando 126 grupos de dança e 382 coreografias. Academias de mais de 50 cidades do Brasil e cinco do exterior participarão do Festival, com apresentações em um palco especialmente montado para o evento.
    O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio vai até o dia 07 de setembro (feriado da Independência), quando haverá as premiações. O evento, aberto ao público, é uma ótima oportunidade para reunir a família. Ele acontece no Complexo Esportivo Aracy Machado, localizado na Rua Henrique Terra, no bairro Portinho. Vale a pena conferir.


    Apresentações:
    1 - E. M. Deodoro Azevedo
    Projeto Ecleticamente na Dança
    Coreografia: Awake
    Coreógrafo: Francisco de Mattos

    2 - E. M. Deodoro Azevedo
    Projeto Ecleticamente na Dança
    Coreografia: Funky
    Coreógrafo: Francisco de Mattos

    3 - E. M. Prof.ª Lerinéa Figueiredo
    Grupo New Generation Hip Hop
    Coreografia: Fusion Style
    Coreógrafo: Will Ferreira

    4 - E. M. Talita Hernandes Perelló
    Grupo Style 4 Teen
    Coreografia: Style
    Coreógrafo: Cristiano Moraes

    5 - E. Agrícola M. Nilo Batista
    Coreografia: Medley
    Coreógrafa: GRUPO

    6 - E. M. Prof.ª Izabel dos Santos Machado
    Coreografia: Entre nós
    Coreógrafo: Caio Nicolas

    7 - E. M. Vereador Leaquim Schuindt
    Programa Mais Educação
    Coreografia: Corpos em Harmonia
    Coreógrafo: Anderson de Souza Pacheco

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia