Praça de Unamar, Cabo Frio, receberá “Teatro a Bordo”



Cortejos, palhaços, personagens da
tradição brasileira e muita animação com a Companhia de teatro que estaciona no
2º Distrito de Cabo Frio

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), em parceria com a CCR ViaLagos, receberá nos dias 25 e 26 de setembro uma companhia de teatro móvel solar. O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel do Brasil e no mês de setembro faz uma parada na Praça de Unamar no 2º Distrito da cidade, com atividades culturais gratuitas distribuídas por toda parte: visitas às escolas, cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais.
Com quase oito anos de estrada e uma bagagem de mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras, o projeto traz uma novidade nesta temporada: um sistema capaz de gerar eletricidade escolar. “Com essa energia suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos, utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.
A caravana já passou por algumas cidades da Região do Lagos, é uma realização da BERTHI Produções e Arte, Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Patrocinada pela CCR ViaLagos por meio da Lei de incentivo à Cultura.
Programação livre para todas as idades.
Local: PRAÇA DE UNAMAR - 2° Distrito - Cabo Frio /RJ
Gratuito
DIA 25 DE SETEMBRO - sexta-feira (A chegança dos artistas)
10h00 e 14h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS
14h00 às 17h00 -  Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES 
17h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA CIDADE
DIA  26 de SETEMBRO – sábado (As apresentações na praça)
14h00 às 16h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES
16h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS
18h00 - Apresentações dos Artistas da cidade
19h30 - Vídeo
20h00 - Teatro DE SOL A SOL
Sinopses:
CORTEJO
DE CHEGANÇA 

A Caravana
Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e músicos
e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a
participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS
BRINCANTES

Oficina-Intervenção.
Duração de 120min.

De maneira
descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de
garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com
os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

EMBORNAL
DE HISTÓRIAS

Espetáculo de teatro. Duração de 50min. Com Grupo Teatro Aberto.
Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos
recolhidos por Câmara Cascudo. 

DE SOL
A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.
Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. 

Comentários