Nos dias 02 e 03 de setembro, a Praça Edila Pinheiro, ficou repleta de crianças e adultos que se reuniram para a grande atração do Teatro a Bordo. O evento gratuito é uma realização do Grupo CCR Via Lagos em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Iguaba Grande. Aberto para todas as idades, a estrutura do Teatro Móvel Solar, desenvolveu diversas atividades como Oficina de Bonecos Brincantes, apresentação de peças teatrais, vídeos e show com artistas locais.
Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de São Paulo escolheu para levar seus espetáculos pelo país. Com um palco itinerante iluminado com a energia do sol as atividades não se restringiram apenas ao local onde o contêiner-teatro estacionou. Um dia antes os artistas realizaram cortejos pela cidade, marcando presença nas escolas públicas com brincadeiras e informações sobre a programação.

Os artistas que arrancaram fortes gargalhadas do público realizaram também na tarde do último dia, com os alunos das Escolas Municipais Paulino Pinto Pinheiro e Therezinha Pedrosa, a Oficina de Bonecos Brincantes, onde as crianças aprenderam a confeccionar bonecos com materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos.
“A ideia dessa oficina é aproveitar o material reciclável construindo bonequinhos que as crianças possam levar pra casa e se divertirem. Cada aluno se envolveu com o seu trabalho e o resultado final ficou incrível”. Declarou o monitor, Edvaldo Costa.
“Eu nunca assisti uma peça de teatro, gostei muito e foi bem engraçado. Também aprendi a fazer bonecos de papelão, agora que já sei, quando chegar em casa vou ensinar para os meus irmãozinhos”. Ressaltou o pequeno, Davi Luiz Teixeira.
O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, a tecnologia atual armazena a luz do sol, que se transforma em eletricidade iluminando o palco durante as apresentações.
“É um prazer trazer pra Iguaba Grande o Teatro Móvel a luz solar. Com essa captação suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", concluiu a Produtora do Projeto, Talita Berthi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário