• Click aqui

    Cabo Frio intensifica segunda etapa de vacinação contra o HPV.


    Vacina é aplicada em meninas de 9 a 11 anos de idade. Vacinas já estão nos postos de saúde

    A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, através da coordenação de Imunização, informa que todos os postos de saúde do município estão realizando a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 9 a 11 anos. A campanha vai até o dia 30 de setembro. A vacina protege o organismo contra o papiloma vírus, o principal responsável pelo câncer de colo de útero.
                    Segundo a coordenação de Imunização de Cabo Frio, a vacina contra o HPV, estará disponível apenas nas unidades de saúde do município. A vacina é aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira dose, e a terceira, cinco anos depois.
                    - É importante lembrar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, e por isso, a importância do uso do preservativo continua, frisou Patrícia Freitas, coordenadora de Imunização.
    Durante a primeira etapa da campanha em 2015, 3.172 meninas foram vacinadas, o que corresponde a 63% da meta. Em 2014, na 1ª etapa foram vacinadas 4.436 adolescentes, o que corresponde a 88% do público alvo. Na segunda etapa de 2014 foram vacinadas 2.622 meninas, o que corresponde a 51%. Até o momento, nesta etapa, foram aplicadas 273 vacinas.
                    Não há contra indicação para receber a vacina. Porém, a única recomendação é de que a jovem não esteja grávida. Para receber a imunização é necessário que a adolescente leve um documento de identificação e tenha a autorização de um dos responsáveis. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, quando ainda não houve nenhum risco de exposição ao vírus. Além disso, quanto mais jovem o organismo, mais anticorpos ele produz, aumentando a proteção. 
                    O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A vacina que está sendo aplicada no Brasil protege contra quatro tipos de vírus do HPV – 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e o 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde.  Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência da doença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia