• Click aqui

    Reforma do Forte São Mateus é atração para moradores e visitantes


    Além da recuperação, o monumento ganhou nova iluminação

    A Prefeitura de Cabo Frio está fazendo diversos investimentos de restruturação nos pontos turísticos da cidade. O Forte São Mateus, um dos locais mais visitados no município, passou por uma repaginada total.

    Técnicos e operários da Prefeitura ficaram cerca de um mês na recuperação do prédio e da área. Foram trocadas todas as correntes da subida em pedras, substituídas lixeiras depredadas por novas e recuperação de todo gradil do mirante, além de fazer nova pintura no prédio.

    Além da restruturação, o ponto histórico voltou a receber iluminação completa na parte da noite. Iluminado com força de 12 mil watts distribuídos em 44 lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts cada, o monumento voltou à cena noturna no cartão postal da cidade.

    Foram instalados mais de 2 mil metros de cabo flexível especial para alta resistência. Também foram trocados todos os suportes que abrigam os refletores com telas e colocadas grades galvanizadas para proteção das lâmpadas. Completam o sistema quatro lâmpadas de 70 watts de vapor metálico e 20 de LED que iluminam a trilha que dá acesso da praia à entrada do Forte

    Quem passa pelo ponto histórico recém-reformado pela Prefeitura fica deslumbrado com a sua beleza.

    – A última vez que eu vim não estava assim. O forte está lindo, estou encantada com a reforma e de noite está muito bem iluminado também – disse Kelly Cristina, mineira que já frequenta Cabo Frio há mais de três anos.

    Oscar Antônio, zelador do local há mais de 15 anos vê a reforma como mudança positiva e confirma aumento do movimento de turistas.

    – Todos os turistas que já conheciam o monumento repararam e aprovaram a restruturação. O fluxo de pessoas aumentou ainda mais, temos visitantes durante a semana toda – disse Oscar.

    Segundo o prefeito Alair Corrêa, a reforma faz parte do projeto de revitalização de todo patrimônio histórico da cidade, em comemoração aos 400 anos de Cabo Frio.

    Erguido em 1620, no século XVII pelos portugueses para defender a terra das invasões francesas, inglesas e holandesas, o Forte São Mateus foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e faz parte do patrimônio histórico do Brasil.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia