• Click aqui

    Conferência de Saúde de Cabo Frio começa na quinta-feira

    O evento, que acontece no teatro do Hotel Paradiso Corporate, irá reunir gestores, prestadores de serviços, trabalhadores da saúde e usuários
                           
    Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, Cabo Frio realiza nos dias 23 e 24 de julho a sua 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que acontece no teatro do Hotel Paradiso Corporate, irá reunir gestores, prestadores de serviços, trabalhadores da saúde e usuários. Para o prefeito Alair Corrêa, o evento é um momento importante para observar o que já foi realizado e onde será necessário avançar. 

    - Aos poucos estamos conseguindo colocar a saúde municipal em ordem. Estão faltando algumas peças, mas agora é o momento de refletirmos sobre o que estamos fazendo e o que queremos – disse o prefeito.

    Em seus 27 anos de existência, o SUS conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro. Reconhecido internacionalmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável por 98% do mercado de vacinas do país, é um dos destaques. O Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disponibilizando 17 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias, na rede pública de todo o país.

    Também no SUS funciona o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. O programa cresceu 63,85% na última década, saltando de 14.175 procedimentos em 2004 para 23.226 em 2014. Por meio do SUS também é oferecida assistência integral e gratuita para a portadores do HIV e doentes de AIDS, pacientes renais crônicos, com câncer, tuberculose e hanseníase.

    O evento tem o objetivo de promover o debate sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre conselheiros de saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema. A agenda é preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília. Além de elaborar um relatório final contendo um conjunto de diretrizes e propostas de âmbito regional, estadual e nacional, os participantes terão que escolher delegados para a Conferência Estadual de Saúde, marcada no Rio de Janeiro, para setembro.

    A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres.

    Eixos temáticos 
    São oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia