• Click aqui

    Profissionais da Assistência Social de São Pedro da Aldeia participam de capacitação


    Por Gabrielly Costa


    A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu a capacitação “PAIF e SCFV - Grande desafio de execução” para coordenadores e técnicos dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Cerca de 40 pessoas, incluindo a secretária das pastas, Ester Chumbinho, e a subsecretária Olívia Sá, participaram do encontro, que aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, no bairro Nova São Pedro, nesta quarta-feira (16).  A capacitação teve como objetivo fortalecer informações técnicas a respeito dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizados pelos equipamentos da pasta. O encontro foi ministrado por Cíntia Medeiros Barboza, diretora de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo.

    Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho falou sobre o investimento em capacitações. "Estamos sempre participando e promovendo cursos de capacitação para os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Acreditamos que o investimento no profissional é de grande importância para o Governo e para a população, pois teremos pessoas mais bem preparadas para o atendimento ao público-alvo", disse.

    Com uma metodologia dinâmica, que estimulava a participação dos profissionais presentes, a capacitação abordou características do PAIF e do SCFV e forneceu informações sobre a Legislação que permeia os serviços, maneiras de trabalho e estruturação, além de instrução operacional. Também foram abordadas questões sobre a autonomia do usuário, o trabalho intersetorial, acompanhamento familiar, avaliação e encaminhamentos, entre outros.

    Na ocasião, a diretora de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo, Cíntia Medeiros Barboza, compartilhou sua experiência em outro município. “Agradeço o convite da Secretaria para estar aqui hoje e a vocês por me acolherem. No nosso trabalho, nós precisamos ter a família como matriz de segurança, mas ela é um espaço de cuidado que também precisa ser cuidada. Sabemos que as especificidades são muito grandes e é difícil até agrupar essas famílias para trabalhar em grupo. Precisamos elencar essas especificidades e criar serviços de acordo com as nossas necessidades”, falou.

    O SCFV é organizado em grupos de convivência e percursos, que tem como objetivo prevenir e proteger os usuários de riscos e violações de direitos por meio do fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, sendo a ele articulados.

    O PAIF é um serviço de caráter continuado, que tem como objetivo fortalecer a função de proteção das famílias, prevenir a ruptura dos laços familiares e comunitários, promover o acesso a benefícios e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, entre outros. O serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família tem como público-alvo famílias em situação de vulnerabilidade social. Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia