• Click aqui

    INEA e PMAC realizam operação e derrubam construções em Monte Alto.






    Coronel Padrone ( CICCA) observa a manobra da máquina para chegar até a construção.

    A areia é tão fofa que por várias vezes a máquina atolou. 

    A obra construída em cima das dunas no Parque Estadual Anita Mureb.

    Morador afirmou que construiu aos poucos por causa da dificuldade financeira .



    Triste com lágrimas nos olhos assiste a demolição da obra .







    Uma operação coordenada pelo INEA, com o apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente, Guarda Municipal de Arraial do Cabo , Polícia Militar e Ambiental, derrubou construções e notificou casas que estavam na área do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb, no bairro de Monte Alto. Comandados pelo Coronel Padrone da CICCA ( Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais ), algumas construções encontradas em cima de dunas foram demolidas pelo INEA . Algumas delas, dado a aproximação com a orla da praia, tiveram dificuldade para serem derrubadas por que a retroescavadeira atolava na areia.  "A ilegalidade é inequívoca. Eles desmatam a vegetação protetora e fixadora de dunas, em frente a praia, constroem esta residências com o  kit invasão, onde se levantam quatro paredes, telhas de amianto e colocam móveis dentro. O INEA tem poder de polícia para agir nestas situações antes que entrem moradores, pois depois de habitadas somente através da justiça . Alguns deles terão que comparecer com documentação para provar se explicar ." Declarou o
    Coronel. As casas que são levantadas naquele local são responsáveis pela contaminação do lençol freático, pois o esgoto é em sistema de fossa, filtro e sumidouro, e como estamos em um local com areia muito fina toda a área pode ser prejudicada facilmente . Então aqueles que cavam poços artesianos podem ficar doentes com esta contaminação.  " Se a gente não frear estas construções toda esta área poderá se transformar num lixão, pois o lixo é enterrado. Quem não gostaria de morar em frente a praia ? Mas é uma área de proteção ambiental. As pessoas precisam legalizar primeiro e depois construir, não o contrário." Finalizou o comandante.
    A polícia militar, ambiental e a Guarda municipal observava a tudo tranquilamente, pois os moradores que eram abordados, mesmo indignados não resistiram e acataram os comunicados de demolição e notificações .
    Um dos moradores do local, identificado como Marcelo e observava toda a ação declarou o seu ponto de vista sobre esta situação : "Muitas pessoas estão invadindo pela necessidade de moradia. É um problema social, tem muita gente que trabalha como ajudante de obras, que as vezes consegue trabalho e outras vezes não. Tem que ser visto a situação deles. Agora se a pessoa está pegando só pra dizer que é o proprietário e possui outros imóveis, ela sim deve ser retirada . Mas ninguém discorda que é necessário respeitar o limite do mar." Disse o morador.
    Um dos moradores que teve uma construção demolida não quis dar entrevista mas disse que haviam casas de pessoas importantes no local e gostaria de saber se estas também seriam demolidas . O INEA informou que aqueles que estiverem na área do parque serão notificados .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia