• Click aqui

    Hospital do Jardim Esperança faz convocação para entrega de resultados do teste do pezinho


    Secretaria de Saúde convoca mães que realizaram exames no Hospital do bairro e ainda não retiraram o resultado. Arquivos da unidade de saúde estão com centenas de resultados que nunca foram buscados pelos pais desde 2010

    A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio está convocando todas as mães que realizaram o teste do pezinho dos seus filhos no Hospital Municipal do Jardim Esperança,  entre 2010 e 2015, a comparecerem à unidade de saúde para retirar o resultado do exame. A convocação está sendo feita pelo setor administrativo da unidade de saúde, que hoje tem em seus arquivos centenas de resultados nunca reclamados pelos pais.

    O teste do pezinho é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança. Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, já que antes disso os resultados podem não ser muito precisos.

    – Essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível – alerta o médico Sérgio Bandeira, diretor do Hospital.

    O sangue coletado no Hospital do Jardim Esperança é encaminhado para testagem no Hemorio, no Rio de Janeiro. O teste pode ser realizado na unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h por técnicos especializados. Por ano, são realizados cerca de 700 exames no hospital.

    O teste é obrigatório por lei em todo o território nacional.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia