• Click aqui

    Fiperj realiza curso de boas práticas em manipulação de pescado em Cabo Frio.


    Curso ocorre pelo terceiro ano consecutivo em uma parceria da Fiperj, da Prefeitura de Cabo Frio e da Plataforma Educativa Repsol

    A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) realizará, entre os dias 16 e 18 de junho, mais um curso de boas práticas em manipulação e beneficiamento artesanal de pescado em Cabo Frio. Voltada para pescadores e familiares, merendeiras da rede municipal, associados de cooperativas locais e outras pessoas interessadas, a capacitação é fruto de uma parceria com a empresa Repsol Sinopec Brasil, com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio. É o terceiro ano consecutivo que a Fiperj realiza esse curso em parceria com a Plataforma Educativa Repsol.

    O curso gratuito tem como finalidade ensinar novas tecnologias de beneficiamento, adoção de boas práticas em manipulação e conservação, além de minimizar perdas durante o processamento e estimular o aproveitamento de pescado de baixo valor comercial, transformando-o em produtos mais elaborados e com valor agregado.

    Com duração de três dias, o curso começa na terça-feira (16/6) com uma palestra, às 14h, na unidade móvel do programa Plataforma Educativa da Repsol, localizada no Portinho. No dia seguinte, das 9h às 17h, serão abordadas na prática noções de operacionalidade e fluxograma de beneficiamento de pescado, higienização de mãos, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), limpeza e sanitização do ambiente e utensílios. Já o último dia, quinta-feira (18/6), conta com a fabricação e degustação de produtos à base de peixe (como linguiça, nuggets, quibe e hambúrguer), das 9h às 14h, seguida de entrega dos certificados.

    As aulas práticas serão ministradas na cozinha didática do Portinho’s Hostel (Rua Henrique Terra, 20 – Portinho – Cabo Frio).

    Plataforma Educativa
    A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, que visa levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras. Em uma unidade móvel equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender até 25 alunos  por turma, são oferecidos cursos e palestras voltados para o segmento do pescado. A plataforma é coordenada pelo Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

    Serviço
    Curso de boas práticas em manipulação e beneficiamento artesanal do pescado
    Data: 16, 17 e 18 de junho de 2015
    Local: Portinho’s Hostel: Avenida Henrique Terra, 20 – Portinho – Cabo Frio

    Programação
    Terça-feira (16/6) – 10h às 16h
    Conteúdo Teórico: Objetivos do beneficiamento do pescado; Cadeia produtiva do pescado; Decomposição e contaminação do pescado; Higiene na manipulação do pescado; Conservação do pescado.

    Quarta-feira (17/6) – 9h às 16h
    Conteúdo Prático: Higienização do ambiente e utensílios; lavagem, descamação, evisceração e filetagem dos peixes; preparo da massa;

    Quinta-feira (18/6) – 9h às 16h
    Conteúdo Prático: Higienização do ambiente e utensílios; preparo de quibes, fishburguer, almôndega e empanados de peixe. Encerramento com Degustação e entrega de certificados

    Inscrições:
    Fiperj – Escritório Regional das Baixadas Litorâneas: Rua João Pessoa, 50 – Vila Nova (esquina com Casimiro de Abreu) – Cabo Frio. Telefone: (22) 2647 2445

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia