• Click aqui

    Prefeito Cláudio Chumbinho acompanha visita técnica a pontos da Lagoa de Araruama


    O Prefeito e Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Cláudio Chumbinho, acompanhado da Secretária Municipal de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad, participou nesta sexta-feira (22) da visita técnica organizada pela Comissão de Assuntos Municipais, da Alerj, para vistoria in loco dos municípios afetados pela mortandade de peixes na Lagoa de Araruama.  O grupo foi formado pela Deputada Estadual Marcia Jeovani; pelo Deputado Estadual Janio Mendes; o Prefeito de Arraial do Cabo e Vice-presidente do CILSJ, Wanderson Cardoso de Brito; representantes da Secretaria de Estado do Ambiente, da Prolagos, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Fundação Instituto da Pesca do Estado - RJ (FIPERJ), além de membros do CILSJ e da sociedade de civil, entre outros.

    O Prefeito e Presidente do CILSJ Cláudio Chumbinho falou sobre os trabalhos realizados em São Pedro da Aldeia em prol da Lagoa de Araruama. “Sou um eterno apaixonado pela Lagoa, que é o nosso maior tesouro. Temos trabalhado muito pela recuperação dessas águas desde o início do nosso Governo. São Pedro da Aldeia está fazendo tudo o que está ao seu alcance. Com recursos do ICMS Verde, já demos início ao projeto de saneamento da Lagoa de Araruama para fechar o cinturão de proteção no município. A obra começou no Mossoró, passou pelo Centro e agora está indo para o Baixo Grande. Ao todo, vamos trabalhar oito pontos. Estamos no caminho certo para a recuperação ambiental da lagoa e sei que essa é uma das nossas principais obras”, disse.

    O objetivo do encontro era ver de perto os pontos de esgoto in natura em diversas localidades. Seguindo a programação do dia, o primeiro local visitado pela Comissão foi Arraial do Cabo, passando pela Estação de Tratamento de Esgoto da cidade e diversos pontos do município. O grupo passou ainda por Cabo Frio e o bairro Palmeiras, São Pedro da Aldeia e a Estação de Tratamento de Esgoto da Prolagos e encerrou o trabalho in loco na Estação de Tratamento de Esgoto da Águas de Juturnaíba. “Estamos aqui para ajudar os municípios, a Comissão vai continuar acompanhando todos os trabalhos realizados em prol da Lagoa”, declarou a Deputada Estadual Marcia Jeovani.

    De acordo com a Secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad, a iniciativa de envolver todos os municípios é de grande relevância. “Essa visita foi muito importante para o avanço de trabalhos que realizamos visando melhorias para a Lagoa de Araruama. Estamos percorrendo vários locais e comprovando os impactos e tudo o que está sendo feito. O nosso município está fazendo a sua parte. Estamos fazendo os manilhamentos para a captação de rede de esgoto onde a Prolagos não tem concessão e cobrando onde ela tem. O Prefeito Cláudio Chumbinho está sempre em busca de recursos para investir na Lagoa. Vamos trabalhar em parceria com a Prolagos em oito áreas para fechar o cinturão na área de São Pedro da Aldeia. Já terminamos as obras em duas e estamos partindo para terceira, no Baixo Grande”, declarou.

    Em parceria com a Prolagos, a Prefeitura da cidade já deu início ao projeto de saneamento da Lagoa de Araruama, que visa fechar o cinturão de proteção da laguna. A ação é uma iniciativa do Governo do prefeito Cláudio Chumbinho, que buscou apoio da Secretaria de Estado do Ambiente do RJ, no primeiro ano de gestão, para realizar a obra. O valor de 10 milhões de reais será pago à empresa responsável após a conclusão das obras, com recursos do ICMS Verde, arrecado pelo município, em sete prestações anuais. Leis Municipal e Estadual autorizam o convênio. Os pontos trabalhados no projeto são: Mossoró, Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Centro, Canal do Mossoró, Maracanã e Camerum.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia