• Click aqui

    Grupo de cessação do tabagismo faz campanha na sede da Prefeitura de Iguaba Grande

    Nesta sexta, dia 29, o Salão Nobre da Prefeitura de Iguaba Grande deu espaço para o trabalho de controle do tabagismo. O evento que aconteceu a partir das 14h, contou com uma equipe de enfermeiras e agentes da saúde que disponibilizaram material de vídeo, panfletos com informações sobre o programa e suporte de triagem para os funcionários.

    O objetivo da equipe presente no local foi trazer a consciência sobre as doenças graves causadas pelo tabaco, identificar sobre o que leva as pessoas a fumarem e apresentar o tipo de tratamento que é feito com quem deseja abandonar o cigarro, além de fazer aferição de pressão, explicação sobre o programa e triagem de tabagismo.

    Todas as Unidades Básicas de Saúde do município desenvolvem trabalhos de captação e acompanhamento com pessoas que querem abandonar o vício.

     “É muito importante trazer esse evento para os funcionários, pois muitos não conhecem e nem tem disponibilidade de horário para fazer parte desse trabalho, então nós viemos e trouxemos todo o suporte para que a partir de hoje mesmo, eles estejam inclusos”, declarou a Coordenadora do programa de Cessação do Tabagismo, Ana Paula Ferreira

    A Organização Mundial de Saúde afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, já que, atualmente, morrem, no mundo, cinco milhões de pessoas, por ano, em conseqüência das doenças provocadas pelo tabaco, o que corresponde a aproximadamente seis mortes a cada segundo. Do total de mortes ocorridas, quatro milhões são do sexo masculino e um milhão do sexo feminino. No ano de 2025, ocorrerão 10 milhões de mortes decorrentes do uso do tabaco, se não houver mudança nas prevalências atuais de tabagismo.

    A funcionária da Secretaria de Fazenda, Neide de Assís, fala sobre sua permanência no programa. “A Secretaria de Saúde está desenvolvendo um excelente trabalho. Sou fumante há muitos anos e agora estou tendo problemas, por isso, tive a iniciativa de optar pelo tratamento que foi oferecido para parar de vez com o cigarro”, ressalta Neide.

    A mobilização feita nas Unidades Básicas de Saúde e na sede da Prefeitura de Iguaba Grande é para fazer referência ao dia 31 de maio, que foi escolhido como o Dia Mundial do Combate ao Fumo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia