• Click aqui

    Café com Ideias discute ações para enfrentar a crise




    A primeira edição de 2015 do projeto Café com Ideias, da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) aconteceu na manhã de hoje, na Branca Confeitaria, com um consultor do Sebrae ensinando aos empresários algumas estratégias para que eles possam se reinventar na crise. Apesar da chuva e do frio, o evento reuniu cerca de 100 empresários cabo-frienses, associados e não associados, que conheceram ainda, outros projetos da entidade, como a campanha do mês das Mães e 1º Workshop de Prevenção a Acidentes de Trabalho, e também tiveram a oportunidade de tomar conhecimento das consequências que o redução do pagamento de horas extras aos policiais já está trazendo para Cabo Frio e demais cidades da Região dos Lagos.
    O evento foi oficialmente aberto às 9 horas, com composição da mesa formada pelo presidente da Acia, Eduardo Rosa de Andrade; pela gerente regional do Sebrae, Ana Claudia Melo Vieira; pelo comandante da 25º BPM, tenente coronel Ruy França; pela delegada da 126ª Delegacia Legal, Dra Flávia Monteiro de Barros; pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Milton Roberto; pelo delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Ramires Rodrigues; pelo deputado estadual Janio Mendes; pelo vice-presidente do Sindcom, José Renato Guimarães de Oliveira, e pelo presidente do Conselho Superior da Acia, Adelício José dos Santos.
    Abrindo o evento, Ana Claudia lembrou que “para que os momentos de crise sejam superados é preciso haver união da categoria, porque sozinha a Acia não conseguirá ninguém”.
    - Se vocês, empresários, não fizerem o dever de casa, não se unirem como categoria, e não derem o apoio que a Associação Comercial precisa, vocês lutarão sozinhos, e a gente sabe que é a união que faz a força. Portanto o que eu peço a vocês, neste momento, é que se unam e que ajudem a Acia a lutar por vocês – discursou.
    O deputado estadual Janio Mendes lembrou que “em toda sua história Cabo Frio já viveu grandes momentos de crise, e foi com a união que cada um desses momentos foi superado”. O legislador também se colocou à disposição da Acia e dos empresários de Cabo Frio para levar as demandas da categoria ao Governo do Estado. Já o secretário de Indústria e Comércio de Cabo Frio parabenizou a Acia pela escolha do tema: “realmente é uma grande retomada do Café com Ideias, com um tema bastante atual, e desde já me coloco à disposição tanto da entidade como dos empresários” – comentou. O presidente da Acia agradeceu a presença de todos e lembrou que esta foi a primeira edição do novo modelo do projeto “Café com Ideias”, que a partir de agora passa a ser itinerante.
    - Este é um projeto que já existe na Acia há bastante tempo, criado na gestão do ex-presidente Adelício, na qual tive a oportunidade de ser vice-presidente. Mas é a primeira vez que passa a ser realizado de forma itinerante, o que significa que as próximas edições serão realizadas em outros bairros como São Cristóvão, Guarani, Jardim Esperança e Tamoios, por exemplo, porque queremos estar mais perto dos empresários e conhecer de perto suas necessidades. Além disso retomamos o projeto das campanhas de incentivo às vendas, e já estamos lançando a primeira delas, que é do mês das Mães, e em seguida faremos o lançamento da campanha do Dia dos Namorados. Também estamos nos movimentando para a próxima edição da Feira Forte, que devemos realizar no feriado prolongado de 7 de setembro. Só estamos com problemas para realizar no espaço do antigo Sendas, então aproveito a presença do secretário de Indústria e Comércio de Cabo Frio para que nos ajude com a liberação do espaço atrás do Sendas. Também estamos trabalhando no lançamento do 1º Workshop de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Embora tenhamos apenas um mês de mandato, já estamos trabalhando bastante para buscar o fortalecimento, a união e o crescimento que nós, empresários, tanto precisamos – declarou Eduardo Rosa.

    Participaram ainda da primeira edição do Café com Ideias Itinerante o presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, Ademilton Dantas; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, além de jornalistas e empresários de vários setores. Além do apoio do Sebrae, esta primeira edição também contou com apoio da Madeireira Ita, da D&C, da Millenium Distribuidora, da Enseada Moda Praia, da ViaSol Outlet, da farmácia Aromas do Vale, da Previu Consultoria, da Pousada Don Fernandes, da RC Contabilidade e MedCore.

    Se reinventando na crise

    Dando início à palestra, o consultor do Sebrae, Henrique Gonçalves, lembrou que a primeira coisa a se fazer frente a uma crise é saber o que uma crise. “Crise é um momento perigoso ou difícil de uma evolução ou de um processo; período de desordem acompanhado de busca penosa de uma solução. É um conflito, uma tensão. Então, o primeiro passo para se reinventar na crise é saber identifica-la”. Ele também falou sobre uma máxima que diz que “na crise, corte o S e crie”.
    - Na verdade isso está errado porque se você tira o S e transforma a palavra você não dá à crise a atenção que ela realmente precisa. A crise é o momento em que mais devemos prestar atenção nos nossos negócios, é o momento em que devemos encará-la de frente, é o momento de pensarmos em algumas situações que não envolvem somente o dia-a-dia da empresa mas também o dia-a-dia pessoal e familiar. É o momento de você pensar se está fazendo aquilo que você gosta, porque não amar o que você faz é um grande problema que pode piorar a crise. Então, quando a gente fala em se reinventar na crise, significa, primeiro de tudo, saber reconhece-la e, depois fazer uma grande auto-avaliação de todas as nossas atitudes, porque as crises podem ser geradas por fatores externos ou internos – comentou.
    O consultor lembrou que muitas crises são geradas pelo medo do novo. “Thomas Edison já dizia que 'a sociedade nunca está preparada para receber novidades; tudo que é novo encontra resistência e o inventor leva anos para conseguir que alguém o escute’, e ele estava certo. Enquanto tivermos medo do novo, estaremos em constante crise. Enquanto tivermos medo da pobreza, estaremos em constante crise”.

    Preocupação com a segurança

    Antes de dar início oficial à palestra, o presidente da Acia, Eduardo Rosa de Andrade, comentou sobre a preocupação da entidade com o corte no RAS (Regime Adicional de Serviço), que vai causar grande impacto negativo no policiamento ostensivo não apenas em Cabo Frio como em todas as cidades do interior do Estado. Eduardo aproveitou para ler um documento da Acia, endereçado ao governador Luiz Fernando Pezão e ao secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e que foi encaminhado ao deputado estadual Janio Mendes. No documento Eduardo registra a preocupação da entidade “com a notícia de redução do efetivo policial nas cidades da Região dos Lagos, em especial Cabo Frio, em virtude de cortes no orçamento do Governo do Estado” e afirma entender “que a crise financeira que assola nosso país pegou a todos de surpresa, inclusive a nós, empresários, mas entendemos, também, que segurança é fator primordial e, portanto, não deveria sofrer cortes”. Ainda no documento o presidente da Acia lembra a região já possui um efetivo insuficiente (cerca de 830 PMs para um total de pouco mais de 585 mil habitantes) e que com “o aumento contínuo da sensação de insegurança nos últimos anos, não podemos ser penalizados com esta redução”. E completou: “ao receber a notícia de que o efetivo será ainda menor em virtude de cortes no orçamento, ficamos seriamente preocupados com a integridade de nossa população, tendo em vista que a presença da PM nas ruas, de forma ostensiva, é a maior arma preventiva que temos a nosso favor”.
    Após a leitura da carta, o comandante do 25º BPM, tenente coronel Ruy França disse que o momento não é mais de preocupação: “o problema, agora, é real”.
    - Com o corte no RAS perdemos 120 homens/dia no Batalhão, e esse corte também atingiu a nossa delegada, que perdeu 50% do seu efetivo extra. Com esse programa os PMs faziam horas extras para suprir o déficit de agentes nas ruas e eram remunerados por isso. Mas devido a este corte, tivemos que reorganizar todo nosso contingente, e colocando vários policiais de função administrativa para as ruas, de forma que a população não sinta essa os efeitos dessa redução. Ainda assim, é muito saber que a Acia está sendo pioneira em externar essa preocupação, e a levar essa preocupação ao governo do Estado, porque é esse apoio da sociedade que nos dá motivação para nos reinventar nessa crise, como bem propõe esta palestra de hoje – comentou o comandante.
    A delegada Flávia Monteiro de Barros lembrou que o corte no efetivo da delegacia não afetará a parceria que a delegacia possui com a Acia através do canal direto de atendimento ao empresário (associado ou não) vítima de assalto. Através deste canal, os empresários ligam para Associação Comercial (2647-6333), informam o ocorrido, e a Acia providencia o agendamento do registro de ocorrência com dia e hora marcados.
    - Esse canal está mantido sem nenhum prejuízo aos empresários. Mas, infelizmente, outros serviços serão afetados. Há um ano, quando assumi a 126ª DL, fiz questão, por exemplo, de mudar a forma de atendimento ao público porque acho inaceitável que a pessoa, vítima de qualquer violência, tivesse que esperar três horas ou mais para fazer o registro. Com o RAS conseguimos agilizar bastante esse atendimento, mas ainda não era o ideal. Agora, com esse corte, estamos ainda mais longe do ideal, mas vamos continuar nos esforçando para oferecer o melhor atendimento à essa população que tão bem nos acolheu – comentou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia