• Click aqui

    SEMEI promove ciclo de palestras sobre doença de Parkinson.


    Na Secretaria da Melhor Idade  são realizados, semanalmente, atendimentos direcionados aos idosos portadores da doença

    A Prefeitura de Cabo Frio tem um serviço especializado para a população idosa do município. Coordenado pela SEMEI, o trabalho tem por objetivo principal relatar e incrementar a socialização de idosos, cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados, devido ao processo de envelhecimento. Com a realização das atividades está sendo possível promover a inclusão social deles, através do convívio com diferentes pessoas.

    Na terça-feira (7/4), a SEMEI promoveu um ciclo de palestras abordando temas como sintomas, tratamentos e reabilitação da doença de Parkinson. Entre os dias 4 e 11 de abril, é realizada a semana de orientação sobre a doença.  O dia 4 é o Dia Nacional de Combate à Doença de Parkinson. A data internacional de combate à doença é celebrada no dia 11. Além das palestras, realizadas no Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI), foram promovidas também atividades lúdicas para os participantes.

    Todas as terças e quintas-feiras, às 17h, a SEMEI realiza, em sua própria sede, atendimentos direcionados aos idosos portadores de Parkinson, com dinâmicas em grupo e atendimentos individuais, onde cada caso é avaliado e direcionado para uma atividade ou fisioterapia.

    O grupo se deu início há quatro anos e hoje é referência na Região dos Lagos em tratamento de Parkinson. Cerca de 30 idosos fazem parte desse grupo, sendo tratados regularmente pela Prefeitura.

    Saiba mais sobre a doença de Parkinson
    Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Quanto maior a faixa etária, maior a incidência da doença de Parkinson.

    De acordo com as estatísticas, na grande maioria dos pacientes, ela surge a partir dos 55, 60 anos e sua prevalência aumenta a partir dos 70, 75 anos que afeta os movimentos da pessoa. Segundo o Ministério da Saúde, de cada 100 mil habitantes no mundo, de 100 a 200 apresentam a doença de Parkinson e a incidência aumenta conforme a idade do indivíduo.

    Os idosos portadores de Parkinson podem procurar a Secretaria da Melhor Idade e fazer parte dos assistidos pelo Centro Especializado da Melhor Idade, localizado na Avenida Teixeira e Souza, nº 2.228, no trevo de São Cristóvão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia