• Click aqui

    Prefeitura de Cabo Frio lança programa “Saúde na Escola”


    Com o objetivo de promover um dia de saúde dentro da escola, programa beneficiará 13 mil alunos no município ao longo do ano de 2015

    A Prefeitura de Cabo Frio lançou nesta terça-feira (14/4) o programa “Saúde na Escola”, que ao longo de 2015, irá beneficiar 13 mil estudantes da rede municipal de ensino.

    Desenvolvido em uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e de Educação, o programa tem o objetivo de promover um dia de saúde na escola e começou pela Escola Municipal Professora Leomari Garcia Barreto, no Tangará. Segundo o secretário municipal de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas, o programa funciona como um facilitador para os alunos que precisam de algum cuidado especial na saúde.

    – A meta é trabalhar a prevenção e a promoção da saúde nas escolas – destacou Carlos Ernesto Dornellas, ressaltando a importância da avaliação nutricional para identificar se o aluno está acima do peso ou desnutrido, visando cuidados especiais de suplementação alimentar, orientações nutricionais e atividades físicas.

    O programa tem por finalidade a efetivação de serviços médicos e odontológicos gratuitos nas escolas. Instituído pelo Governo Federal, a cada ano irá apresentar um novo tema de mobilização para ser trabalhado nas unidades de ensino pelas equipes de saúde e de educação para que atividades preventivas façam parte do cotidiano escolar.

    Durante o dia, os estudantes participaram de palestras sobre saúde oral incentivando a escovação dental e a alimentação saudável. A programação também contou com apresentação de vídeos com demonstração de técnicas de escovação. De acordo com a coordenadora do programa em Cabo Frio, Drª Priscila Watson Sanchez, os estudantes também passaram por pesagem para verificação de problemas como desnutrição ou obesidade. Enfermeiros dos postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESFs) também fizeram a verificação da caderneta de vacinação das crianças.

    - Neste primeiro momento, vamos atender as creches e as escolas localizadas próximo aos Postos de Saúde do município – explicou a coordenadora do programa.

    Outro serviço oferecido será a capacitação dos professores por fonoaudiólogos com orientações sobre características de desenvolvimento normal, características de distúrbios da comunicação e das manifestações que podem ser observadas em sala de aula.

    Ao longo de 2015, o programa será levado às demais escolas do município, sempre procurando juntar práticas corporais, atividades físicas e lazer, vistos como importantes aliados na promoção da saúde e como estimulantes da afetividade, da integração e da inserção social.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia