• Click aqui

    Memória de vítimas de acidente de trabalho é lembrada em Cabo Frio


    Evento organizado pelo CEREST e pela Secretaria de Saúde será realizado no auditório da Universidade Veiga de Almeida

    Para comemorar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea / Cabo Frio (CEREST-BL), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza amanhã, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, o primeiro ciclo de capacitações para 2015.

    Participam do evento trabalhadores da área da saúde dos nove municípios da Baixada Litorânea; Ministério Público; INSS; vigilâncias em saúde sanitária; sindicatos; e secretários municipais de Meio Ambiente. Durante o evento, que irá abordar os transtornos mentais relacionados ao trabalho, também haverá o lançamento de livros sobre diversos temas, como práticas e pesquisas de saúde e justiça e gestão na área de petróleo e gás.

    - Será o primeiro ciclo de capacitações do ano e vamos contar com a presença do psicólogo Rodolfo Pereira, especialista em saúde pública para falar sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho, uma das principais causas de adoecimento do trabalhador brasileiro – disse a fisioterapeuta Fernanda Gonçalves, coordenadora do CEREST-BL.

    Durante o encontro, também será apresentada a experiência do CEREST de Botucatu/SP, que conseguiu acabar com a comercialização do amianto na cidade. A engenheira Fernanda Giannasi, principal expoente na luta pelo banimento do amianto no Brasil e no mundo, estará presente para falar sobre o assunto.

    A coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador do município de Cabo Frio, Giselle Bastos Peixoto, reforça a importância da participação de todos no evento a fim de debater sobre o uso do amianto em Cabo Frio.

    - Precisamos colocar em prática a lei de nº 1581 que foi aprovada no município de Cabo Frio desde 18 de setembro de 2001, sobre a proibição do uso do amianto que tantos males provocam na saúde do trabalhador e da população em geral – explica Giselle.

    O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em 2012, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, foram registrados 705.239 acidentes no país, número ligeiramente inferior ao do ano anterior, de 720.629. Desse total, 2.731 trabalhadores morreram e 14.755 ficaram permanentemente incapacitados para o trabalho.

    O evento começa às 8h e tem previsão de término ao meio-dia.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia