• Click aqui

    Secretaria da Mulher de Cabo Frio fez mais de 800 atendimentos em 2014



    Áreas psicológica, jurídica e de assistência social foram as mais procuradas pelas assistidas


    Um lugar especial dedicado a acolher a mulher nos momentos em que ela mais precisa. Assim é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM, unidade da Secretaria da Mulher de Cabo Frio. A procura pelo setor vem aumentando e em 2014 foram registrados 66 atendimentos mensais nas áreas psicológica, jurídica e de assistência social.
     
    De acordo com dados da Secretaria, de janeiro a dezembro de 2014 foram 792 atendimentos ao público feminino, que inclui acolhimento independente de haver ou não violência doméstica e familiar.

    – Nossa função é conseguir livrar a mulher de uma situação de risco de agressão ou até mesmo morte, – disse a secretária Príscila Porto explicando que no CEAM as mulheres são atendidas em sessões individuais e, quando há necessidade, também são encaminhadas para acolhimento em outros órgãos de governo.

    Durante o atendimento são realizadas visitas domiciliares quando existe a denúncia, e as mulheres são estimuladas também a participar de reuniões, encontros, rodas de conversa, entre outras atividades. Príscila Porto conta que as rodas de conversa tem como objetivo debater as políticas públicas destinadas a cada segmento específico da população feminina, como os encontros com as mulheres de terreiro, evangélicas, indígenas, idosas, quilombolas entre outros segmentos. Toda mulher que procura o serviço é atendida.
     
    É o caso de Nilzete de Oliveira, estudante de Serviço Social e moradora de Cabo Frio que participa de diversos eventos da Secretaria da Mulher durante o ano e revela que já teve problemas de violência com o ex-marido

    - Passei por essa realidade na minha vida. Quando eu sofri agressão há 27 anos, eu não tive apoio nem ajuda de ninguém. Não tinha o mínimo de conhecimento sobre meus direitos, - disse Nilzete enquanto relatava os fatos à secretaria, que faz questão de atender a cada mulher separadamente.

    - Quando eu fui agredida pela primeira vez, já não aceitei a segunda. Mandei-o sair da minha vida, tive coragem e recorri à delegacia; não só denunciei como também levei a polícia até lá e ele foi preso. Dei um basta nessa violência, não aceitei passar por isso, mesmo deficiente e sem uma perna, eu tive coragem mesmo assim, graças a essa atitude sou feliz e livre, - disse emocionada Nilzete de Oliveira.

    O CEAM em Cabo Frio está instalado no endereço da própria Secretaria da Mulher, Rua Getúlio Vargas, 173, São Francisco 2° andar, próximo a Delegacia 126DP.

     Confira a programação da CEAM;

    11/03 - às 14h30 - Palestra aeroporto de Cabo Frio;
    12/03 - às 14h30 - Palestra CRAS Praia do Siqueira;
    13/03 – às 14h - Palestra CRAS Jardim Esperança;
    16/03-  às 10h - Palestra CAPS;
    24/03 – às 9h - Roda de Conversa com Jovens do CRAS Jacaré;
    30/03 – às 9h - Reunião com a Rede de enfrentamento à Mulher, e às 14h Roda de Conversa com alunas do curso de Serviço Social da Estácio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia