• Click aqui

    Saúde de Arraial do Cabo otimiza a aplicação de vacinas


    A medida segue recomendação do Ministério da Saúde

    A Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a aplicação das vacinas BCG, Dupla Adulto, Tetraviral e Tríplice Viral estão concentradas no ambulatório do Hospital Geral.  A medida foi tomada devido aos baixos níveis das vacinas, e segue a recomendação do Ministério da Saúde, a fim de otimizar a imunização.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação está sendo marcada para as segundas-feiras, no ambulatório do Hospital Geral.   As demais imunizações continuam sendo realizadas nos oito postos de saúde localizados em diversos bairros da cidade. 

    Segundo o Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), o não atendimento regular das demandas estaduais mensais de algumas vacinas imunobiológicas, se deve a diversos fatores:

    - A vacina BCG, que previne contra a tuberculose e é obrigatória para crianças recém-nascidas, segundo o MS houve atraso na produção e redução do quantitativo fornecido pelo laboratório produtor e, por isso, os estados e, consequentemente os municípios, receberão apenas 50% da média mensal.

    - A vacina Dupla Adulto, que previne contra difteria e tétano, e  a Tetra Viral,  contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e catapora, o quantitativo recebido em dezembro de 2014, no país, está aguardando a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Após a liberação, as vacinas serão analisadas e, então, enviadas aos estados para serem distribuídas nos municípios.

    - A Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola, o Ministério da Saúde informa que os lotes que chegaram estão em análise para serem redistribuídos. A regularização dos problemas está prevista para o mês de maio, por isso, orienta os municípios a otimização e o uso racional das vacinas em suas unidades de saúde.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia