• Click aqui

    Rede Biomar se reúne em Cabo Frio



    Projetos trabalham na criação de um manual unificado para ações de educação ambiental marinha



    A Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, sedia o Workshop de Educação Ambiental da Rede Biomar. O encontro, que termina nesta quinta-feira, 19, reúne as equipes de educação ambiental dos projetos Albatroz, Tamar, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador para a criação de um manual unificado, com foco na conservação ambiental marinha, voltado a educadores de todo o país. A Rede Biomar é formada por estes cinco projetos, patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que promovem ações em conjunto e atuam na proteção e pesquisa de espécies e dos habitats relacionados.
     
    A coordenadora de educação ambiental e voluntariado do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, diz que o desafio é elaborar um material atemporal, que reúna as melhores práticas, ideias e propostas de ação, com uma abordagem simples, mas que preserve os termos técnicos e a linguagem correta. O material deve ser concluído no próximo semestre e será disponibilizado nas versões impressa e para download. Por se tratar de uma construção coletiva, com experiências de toda a costa brasileira, o material deve ser um marco em educação ambiental para a conservação marinha.

    Cynthia, que atua na área há mais de 15 anos, lembra que a ideia do grupo é criar um material estimulante, que desperte uma consciência crítica ao mesmo tempo que propõe a adoção de práticas de conservação de acordo com a realidade de cada comunidade. “A educação ambiental precisa romper os muros da escola e o material fornecerá instrumentalização para que qualquer educador, líder comunitário, instrutor de esportes aquáticos e formadores de opinião interessados na conservação tenham condições de dar respostas aos desafios que se apresentam no local onde moram”, destaca, citando que influências antrópicas, como o lixo e o esgoto, em todo o litoral interferem diretamente na vida marinha. “É importante entender não apenas pra que serve um albatroz ou uma baleia, mas a importância deles para o equilíbrio da vida do planeta como um todo”, ressalta.

    Comemoração
    O Workshop integra a programação do 25º aniversário do Projeto Albatroz, que há mais de duas décadas trabalha para reduzir a captura não-intencional de albatrozes e petréis (aves oceânicas ameaçadas de extinção). Nesta quarta, os universitários tiveram a oportunidade de conhecer melhor os projetos, por meio da roda de conversa “Da ação à conservação – a educação ambiental da Rede Biomar”. A comunidade também pode visitar a exposição fotográfica Projeto Albatroz: Conservando a Biodiversidade Marinha até o fim do mês. A mostra traz a réplica em tamanho real de um casal de albatroz e imagens de aves ameaçadas de extinção, captadas por quatro fotógrafos: Luciano Candisani, fotógrafo de natureza da Revista National Geographic; Fabiano Peppes, coordenador técnico do Projeto Albatroz; Dimas Gianuca, enquanto observador de bordo do Projeto Albatroz e Guy Marcovaldi, coordenador nacional Projeto Tamar. A mostra está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

    Haverá, ainda, nesta sexta-feira, 20, a formação de monitores voluntários, entre estudantes da UVA, para iniciar o Programa de Educação Ambiental Marinha Albatroz na Escola, que iniciará as atividades pelas escolas de Cabo Frio. Desde maio de 2014, a Universidade Veiga de Almeida apoia a base de pesquisa e educação ambiental do Projeto Albatroz no litoral fluminense, que está localizada dentro do campus e conta com a participação de professores e alunos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia